Um ensaio clínico coordenado por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, identificou um segundo medicamento capaz de reduzir a mortalidade de pessoas com quadro grave de covid-19. É o anticorpo monoclonal tocilizumab, produzido pela farmacêutica suíça Roche para tratar artrite.

No estudo Recovery, o medicamento foi dado a 2.022 pessoas com gravidade variada de covid-19 e comparado com o tratamento convencional, oferecido a 2.094 participantes. A taxa de mortalidade foi de 29% no primeiro grupo e de 33% no segundo, uma redução de quatro pontos percentuais ou 12%, segundo artigo ainda não revisado por pares (medRxiv, 11 de fevereiro).

Associado ao corticoide dexametazona, o primeiro medicamento de eficácia confirmada contra a doença, o tocilizumab diminuiu em um terço a mortalidade de pessoas que recebiam oxigênio por cânula ou máscara e em 50% a de pacientes entubados.

* Este artigo foi republicado do site Revista Pesquisa Fapesp sob uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o artigo original aqui.