Árvore eletrônica

Além de uma boa sombra, a eTree fornece tudo o que um típico cidadão conectado do século 21 precisa, de wi-fi grátis a recarga de celulares

A eTree instalada em Nevers, na França: desenho inspirado na acácia e recursos para acolher todos os que não podem ficar desplugados (Foto: Philippe Desmazes / AFP)

Ficar sem conexão com a internet ou com o smart­phone descarregado são pesadelos indescritíveis para milhões e milhões de pessoas no mundo, e pensando em contornar esses obstáculos a empresa franco-israelense Sologic – Renewable Energy Systems criou uma “árvore” sintonizada com tais necessidades. Inspirada no formato de uma acácia, árvore típica de Israel, a eTree está equipada com “folhas” fotovoltaicas e aparelhos que possibilitam recarga de telefones celulares, tablets, laptops e bicicletas elétricas, wi-fi gratuita, iluminação de LED à noite, tela de cristal líquido destinada à exibição de informações para os usuários (entre elas a quantidade de eletricidade produzida ali), dispositivo com água gelada e bebedouro para animais – além de oferecer uma boa sombra, como sua similar da natureza. A peça tem altura de 4,5 metros e peso total de 1.250 quilos. A eTree foi “plantada” pela primeira vez em Paris, durante a Conferência do Clima (COP 21) de 2015, mas demorou a retornar à Europa. Antes disso, exemplares dela foram instalados em Israel, nos Estados Unidos e no Caribe. Em 29 de maio, a árvore elétrica voltou ao solo europeu, agora em Nevers, no norte da França.

COMPARTILHAR
blog comments powered by Disqus