Beleza cósmica

O mais renomado concurso de fotografia astronômica do mundo divulgou em setembro a lista de vencedores deste ano. Um brasileiro está entre eles

O fotógrafo amador brasileiro Carlos Fairbairn, de 33 anos, foi um dos vencedores do Insight Astronomy Photographer of the Year de 2016, concurso anual promovido pelo Observatório Real de Greenwich que, já em sua oitava edição, é a mais conhecida premiação internacional de fotografia astronômica. Fairbairn, que passou a fotografar os céus com câmeras convencionais há menos de dois anos, venceu o prêmio especial Sir Patrick Moore como Best Newcomer (melhor novato) por um notável retrato da Grande Nuvem de Magalhães, a terceira galáxia mais próxima da Via Láctea, uma vastidão cósmica com diâmetro de 14 mil anos-luz. A imagem foi obtida em uma fazenda em Luziânia (GO).

O grande campeão da disputa deste ano foi o chinês Yu Jun, com um belo aproveitamento de um fenômeno natural, as pérolas de Baily (cadeia de pontos brilhantes que surgem ao redor da Lua nos momentos anteriores e posteriores a um eclipse total do Sol, causada pela luz solar que marca a silhueta das montanhas lunares). Jun usou o eclipse solar de 9 de março, em Luwuk (Indonésia), para criar essa imagem composta, na qual “gotas” de luz solar parecem escoar por trás do escurecido disco lunar. Escolhido numa competição que contou com mais de 4.500 trabalhos inscritos, oriundos de mais de 80 países, o chinês arrebatou um prêmio de 10 mil libras (cerca de R$ 41 mil).

Além disso, todas as 32 fotos selecionadas (que incluem as vencedoras das nove categorias e de dois prêmios especiais – como o de Fairbairn –, vice-campeãs, menções honrosas e ganhadoras de prêmios especiais, também recompensadas com valores em dinheiro), que serão publicadas em livro, ficarão expostas até 28 de junho de 2017 no Centro de Astronomia do Observatório Real de Greenwich (mais informações no portal www.rmg.co.uk/astrophoto). O Insight Astronomy Photographer of the Year é promovido pelo observatório em parceria com a Insight Investment e a revista BBC Sky at Night.

COMPARTILHAR
blog comments powered by Disqus