Roberto Gambini

Olá, Roberto Gambini: quero parabenizá- lo pelas respostas que deu em sua entrevista (edição nº 438). Quando o repórter perguntou se suas obras são caracterizadas pelo empenho quase feroz na luta contra a rigidez, sua resposta foi a mais sábia e desprendida possível. Principalmente quando afirmou que não se afiliou a nenhuma sociedade de psicólogos profissionais. Ressalto também suas observações em relação àquilo que o tempo faz com nossa massa mental, se não soubermos mantê-la viva e atuante.

Todo terapeuta deveria lhe dar parabéns. Para mim, suas palavras foram como luz dentro do túnel. Depois de ler suas colocações, posso até dar minha resposta à sua pergunta: “Alguma coisa não mudou em você, apesar da passagem do tempo?” E a resposta é: “Sim, minha crença profunda de que a terapia é um ato de amor.” Parabéns à revista PLANETA. A propósito, como pr oc ede r pa r a adquirir o livro A voz e o tempo, de Roberto Gambini?

Florisbela Santos Rego, São Luís, MA, por carta.

Nota da Redação: Florisbela, você pode se dirigir diretamente à Ateliê Editorial, que publicou o livro, por meio do site www.atelie.com.br

Dorina Nowill

Vários de nossos conselheiros trouxeram a revista PLANETA nº 441, de junho, com a matéria sobre dona Dorina e a Fundação Dorina Nowill para Cegos. Todos gostaram muito. O editorial, então, nem se fala! Dona Dorina ficou contente com os adjetivos usados para defini-la: sempre elegante, sorridente e ativa. Nós, particularmente, achamos que é isso que a faz ter essa força e carisma.

Obrigada! Daniela Santos, assessora de comunicação, e-mail comunicacao@ fundacaodorina.org.br.

Inveja

Acabei de ler na PLANETA nº 441, número de junho, a matéria “Inveja – O Pecado Inútil”. Considerando que somos energia condensada, qualquer emissão de energia negativa sobre o nosso corpo energético certamente irá afetar o nosso corpo espiritual. Rubens Costa, São Paulo, SP, por e-mail.

Surpreendi-me, ao ler a matéria “Inveja – O Pecado Inútil”. Convivemos com esse sentimento por toda a nossa existência, desde o ventre materno, sem nunca ter parado para pensar que a inveja é um pecado capital ou simplesmente uma alavanca individual humana. Foi pensando e repensando assim que concluí: a inveja tem sido um pecado útil! Ela tem a faculdade de nos equilibrar e de nos impulsionar em direção aos nossos objetivos. Todos nós somos invejosos e invejados em maior ou menor grau. Nem é preciso possuir um talento notável para ser invejado. Podemos sentir inveja de uma pessoa bem-sucedida; de alguém pobre, porém amável; de uma pessoa humilde ou bonita; de quem sabe sorrir. Pode-se sentir inveja de um pobre amável; de um pobre bonito ou um pobre sorridente.

Célio Roberto de Araújo, Areado, MG, por e-mail.

Arte efêmera

Li sobre um campeonato de “arte efêmera” realizado no Canadá. Vocês sabem do que se trata? Valmir Deodato Lima, Goiânia, GO, por e-mail.

Nota da Redação: Caro Valmir, trata-se de uma forma de arte cujas obras são realizadas com material rapidamente perecível, tal como gelo, areia, chocolate, etc. Parece que a arte efêmera nasceu justamente no Canadá, onde os habitantes têm o hábito de esculpir no gelo e na neve figuras que permanecem diante de suas casas até o degelo na primavera.

Em Fairbanks, no Alasca, desde 1934, acontece todos os anos um campeonato mundial de esculturas no gelo. Na China, são mundialmente famosos os palácios e outros grandes edifícios feitos inteiramente de gelo esculpido.

Mas também os escultores que usam a areia têm seus campeonatos. Certos castelos feitos de pura areia são tão grandes que é possível caminhar no interior deles. Há poucos anos, em Cuba, realizou-se uma exposição de arte realmente efêmera: obras feitas de manteiga e de gelo que, expostas sob o sol tropical, derreteram em menos de duas horas. No Rio de Janeiro, a praia de Copacabana costuma ser palco de insólitas esculturas de areia.

Apocalipse

Genial a ideia de reunir os grandes filmes de “fim do mundo” numa única reportagem (PLANETA nº 441, junho). Mas faltaram muitos grandes filmes apocalípticos do passado. Genival Tavares, Salvador, BA, por e-mail.