Empresas Verdes

Rio redivivo

Rio Mucuri: parceria da Suzano com a TNC quer recuperar suas nascentes (Foto: Divulgação)
Rio Mucuri: parceria da Suzano com a TNC quer recuperar suas nascentes (Foto: Divulgação)

A Suzano Papel e Celulose e a organização ambiental The Nature Conservancy (TNC) ampliaram no fim de outubro sua parceria para a recuperação das nascentes do rio Mucuri, em Minas Gerais. O projeto busca promover a perpetuidade do rio, além de estimular iniciativas voltadas à proteção de nascentes. O diagnóstico da situação, feito ainda em 2016, será seguido no primeiro semestre de 2017 por medidas como a recomposição da mata nativa nas nascentes do Mucuri e nas margens de outros rios da bacia, que deverão dar resultados no médio e no longo prazo. Essas ações integrarão o Plano Estratégico de Restauração Florestal (Perf), a ser elaborado pela TNC. A Suzano e a TNC buscarão parcerias de outras empresas, administrações públicas e ONGs com atuação na área ambiental para esse projeto.

 

Embalagens verdes

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A linha de produtos de higiene e beleza Cuide-se Bem, de O Boticário, é a primeira a ter todos os seus itens acondicionados em embalagens de plástico vegetal. Produzido pela Braskem a partir do etanol da cana-de-açúcar, o chamado Plástico Verde tem as mesmas características do polietileno tradicional e é 100% renovável. As embalagens usadas evitarão a emissão de cerca de 3 mil toneladas de dióxido de carbono por ano. Para ajudar o consumidor a reconhecer o produto na hora da compra, O Boticário criou o ícone “Com Plástico Vegetal”, que garante a origem da embalagem.

 

Contra o desperdício agrícola

Reduzir o volume de batatas fora do padrão é uma das ideias debatidas no trabalho (Foto: DIvulgação)
Reduzir o volume de batatas fora do padrão é uma das ideias debatidas no trabalho (Foto: DIvulgação)

A Basf divulgou em novembro as conclusões dos estudos feitos em São Paulo durante o Creator Space Tour, evento comemorativo dos 150 anos da empresa realizado em várias cidades do mundo em 2015. A pauta brasileira foi a redução do desperdício de alimentos e deu origem ao documento “White Paper”, com ideias para reduzir perdas e desperdícios na cadeia produtiva de batata, trigo e tomate. No primeiro caso, é sugerido um esforço coletivo da cadeia de valor para diminuir o volume de batatas fora de padrão, além do aprimoramento da distribuição desses produtos em mercados alternativos. Para o trigo, propõe-se um consórcio pré-competitivo, que definiria melhores mecanismos de incentivo, aumento do controle conjunto da cadeia de valor e aperfeiçoamento do desenho dos contratos. No caso do tomate, é recomendada a alteração das caixas usadas, de modo a reduzir a necessidade de manuseio durante o transporte do produto. O documento está disponível na página inicial no site da Basf.

 

Água doada

Água Limpa: programa beneficia 36 mil pessoas no Brasil (Foto: Divulgação)
Água Limpa: programa beneficia 36 mil pessoas no Brasil (Foto: Divulgação)

A campanha Água Limpa, promovida pela multinacional de bens de consumo P&G em parceria com a rede varejista Walmart, atingiu em 2016 mais de 1,5 milhão de dias de água doados. Em setembro, os consumidores foram informados, a partir de materiais fornecidos em 541 lojas de todas as bandeiras do Walmart (que incluem Bompreço, Big e Sam’s Club), mídia digital e ecommerce, que, ao comprar produtos da P&G, automaticamente doavam dias de água limpa para o programa. Em três anos, a campanha já permitiu a doação de mais de 5 milhões de dias de água limpa. A iniciativa é parte do programa Água Pura para Crianças da P&G, que desde 2004 já transformou 10 bilhões de litros de água suja em água pura em nível global para pessoas sem acesso a água potável. No Brasil, o programa beneficia 36 mil pes­soas no Vale do Jequitinhonha (MG) e em comunidades ribeirinhas próximas a Manaus (AM).

 

O papel do saneamento

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Por meio da sua marca de papel higiênico Neve, a Kimberly-Clark se uniu ao Unicef para engajar e conscientizar os brasileiros sobre a importância do saneamento básico. Hoje, cerca de metade da população nacional não tem acesso a esse serviço fundamental, já que 49,84% do esgoto produzido no país não é coletado, segundo o Instituto Trata Brasil. A parceria envolve investimento (de valores não revelados) para fortalecer a assessoria dada aos municípios da região amazônica por meio do “Selo Unicef Município Aprovado”, que trabalha no diagnóstico da situação das cidades e no desenho de soluções. Paralelamente, a campanha ganhou peça publicitária na TV e mídias sociais, espaço na embalagem dos produtos Neve e um site: www.banheirosmudamvidas.com.br.

 

Moda sustentável

Reciclar peças que seriam descartadas é um dos projetos em pauta (Foto: Divulgação)
Reciclar peças que seriam descartadas é um dos projetos em pauta (Foto: Divulgação)

A rede de moda C&A e a Malha (movimento colaborativo sediado no Rio de Janeiro) lançaram em novembro um projeto que propõe novas formas de organizar, produzir e consumir moda em busca de um futuro mais sustentável e colaborativo. A iniciativa, que busca promover o acesso a meios de produção e estímulo para a troca e cocriação de conhecimentos, tem quatro frentes de atuação. As duas primeiras contemplam a incubação de novas marcas por 12 meses e o desenvolvimento de um polo de upcycling (para transformar resíduos ou peças de roupas que seriam descartadas em novos produtos), a ser inaugurado no início de 2017. As outras frentes contemplam palestras, workshops e bolsas de estudo para a escola de moda da Malha, situada no bairro carioca de São Cristóvão.

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