Lula é homenageado com Prêmio pela Paz

As ações do presidente luiz Inácio lula da Silva em busca da paz, do diálogo, da democracia, da justiça social e da igualdade de direitos, assim como sua contribuição para a erradicação da pobreza e a proteção dos direitos das minorias, resultaram na escolha de seu nome para receber o Prêmio pela Paz Félix houphouët-Boigny 2008 da unesco. o anúncio da homenagem foi feito em 13 de maio, em Paris. “A entrega do prêmio ao presidente lula reforça o valor da história de superação de um operário que, eleito presidente, pôs as questões sociais no topo da agenda política”, disse o representante da unesco no Brasil, Vincent Defourny. A cerimônia de entrega acontece no dia 7 de julho, na sede da organização, em Paris.

Polo de Astronomia em Itaipu

A unesco no Brasil assinou nos dias 21 e 22 de maio, em Foz do Iguaçu (PR), memorandos de entendimento com a Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu/Brasil que estabelecem parcerias em diferentes áreas. os acordos permitem a atuação da unesco na Tríplice Fronteira (entre Brasil, Argentina e Paraguai) por meio do apoio ao desenvolvimento de pesquisas e de projetos de educação para alunos indígenas da área e de estudos que promovam a gestão integrada dos recursos hídricos e o uso sustentável da diversidade biológica latina e caribenha, entre outras ações. No dia 20 de maio, em Foz do Iguaçu (PR), o Parque Tecnológico de Itaipu inaugurou um polo astronômico (foto). o espaço, que agrega observatório, planetário e outras atrações, deverá abrir as portas ao público. A inauguração entra no calendário das comemorações dos 35 anos de Itaipu.

Além de planetário e observatório, o polo terá um espaço externo para eventos, biblioteca científica, área de observação do céu a olho nu, auditório, estação meteorológica e relógio solar. A unesco promoverá no local uma exposição oficial para marcar o Ano Internacional da Astronomia, atualmente em curso. Além de visitas agendadas e da entrada gratuita para grupos de alunos das escolas municipais, o acesso ao novo espaço poderá integrar pacotes turísticos a Itaipu. As sessões do planetário ocorrerão a cada hora e meia, a partir das 9h30. As do observatório acontecerão no período noturno. Mais informações sobre o funcionamento do polo podem ser obtidas pelo telefone (45) 3576-7203 ou nos sites http:// www.itaipu.gov.br e www.brasilia. unesco.org/eventos/celebracao-doano- internacional-da-astronomia

Unesco amplia Rede de Reservas da Biosfera

A Rede Mundial de Reservas da Biosfera da unesco ganhou 22 novos sítios destinados à preservação sustentável e ao aperfeiçoamento da relação do homem com o meio ambiente. A inclusão foi anunciada na última semana de maio, na Coreia do Sul, pelo Conselho de Coordenação Internacional do programa o homem e a Biosfera, da unesco, que também aprovou o acréscimo de área marítima à Reserva da Mata Atlântica, no Brasil, ao longo de sua extensão. A Rede Mundial de Reservas da Biosfera conta agora com 553 localidades de 107 países. PlANETA publicará matéria sobre o assunto no próximo número.

Futuroscope atrai multidão de jovens

Em Poitiers, o Parque Futuroscope é uma das maiores atrações do turismo cultural na França. Em parceria com a unesco, e graças ao enorme sucesso alcançado, o parque acaba de prolongar a exposição Os jovens e o patrimônio até o final de dezembro de 2009. A mostra é consagrada ao aprendizado e ao treinamento dos jovens para a salvaguarda do patrimônio cultural no mundo todo: Camboja, China, Cuba, Egito, Brasil, França, Mali, Marrocos, Mauritânia, Moçambique, usbequistão, Senegal, etc. Além da exposição, a área do parque concentra grande quantidade de atrações em todos os ramos do conhecimento, todas elas apontando os rumos que o saber humano irá trilhar no futuro. o parque foi criado com preocupação e cuidado didáticos, de forma a estimular e facilitar a descoberta e/ou confirmação das vocações dos jovens. Mais informações: http://www.futuroscope.com (site oficial, em francês); http://pt.franceguide.com/Futuroscope.html?nodeID=1&CpyEditoId=116290

Dia Mundial do Meio Ambiente

“O slogan ‘unidos para combater a mudança climática’ nos remete aos desafios éticos impostos pelas alterações do clima. Em resposta a um problema global, devemos lutar por soluções equitativas e inclusivas. Nossa reação a essa mudança não pode prejudicar ainda mais os indivíduos mais pobres e deve privilegiar permanentemente a manutenção dos meios de subsistência sustentáveis. Em outras palavras, devemos lutar contra as alterações climáticas em um contexto mais amplo do desenvolvimento sustentável para todos.” Koichiro Matsuura, diretor-geral da unesco, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho de 2009.