1_pl527_voltaaomundo3bilhão de dólares será a dotação do fundo anunciado em novembro por dez das maiores petroleiras do mundo para cortar o impacto do petróleo e do gás na mudança climática. O objetivo seria reduzir vazamentos de gás natural e desenvolver tecnologia para capturar e armazenar emissões de carbono derivadas da queima do gás para a produção de eletricidade.

1_pl527_voltaaomundo14crateras lunares receberam impactos recentes, de acordo com um estudo de pesquisadores das universidades Cornell e do Estado do Arizona (EUA) divulgado em outubro na revista Nature. As pedras espaciais responsáveis pelas marcas mediam entre 30 centímetros e 42 metros. A descoberta mostra que o solo da Lua sofre mudanças constantes com as colisões.

1_pl527_voltaaomundo19de avanço conseguiu uma equipe do Massachusetts Institute of Technology (MIT) na tentativa de criar uma pressão elevada de plasma, passo fundamental para o uso da fusão nuclear na geração de energia. O recorde anterior, de 2005, foi obtido à temperatura de 35 milhões de graus Celsius e durou dois segundos. O anúncio foi feito em outubro no Japão.