Brinquedo do século 21

Crianças japonesas deliciam-se com os movimentos do robô com forma de gato denominado Somali, durante a Copa do Atleta Robô 2011, realizada em janeiro, em Tóquio. Somali era um dos integrantes da competição de dança do evento. O Japão é o país que mais investe em robótica no mundo, para finalidades que vão desde a automação de atividades passíveis de riscos para humanos (como combate ao fogo) até o simples entretenimento.

 

Banho de petróleo

No Azerbaijão, onde o petróleo é abundante, alguns spas usam a substância a 40ºC para um banho terapêutico destinado a tratar dores nas articulações. Mas cientistas ao redor do mundo alertam que a naftalina contida no petróleo tem potencial cancerígeno.

 

OMS contra junk food

A Organização Mundial de Saúde (OMS) deseja banir as junk foods de todos os locais que as crianças frequentam, como escolas e parques. O aumento da obesidade infantil e outros males relacionados a ela preocupam os especialistas.

 

“2012”: que absurdo!

A Nasa declarou que o filme 2012, do diretor Roland Emmerich, é a pior ficção científica já feita. Na obra, neutrinos (partículas que não interagem com substâncias físicas) causam tsunamis e furacões. Mesmo assim, perguntas sobre o filme e a suposta profecia maia de fim do mundo em 2012 lotaram a caixa de e-mails da agência norte-americana, que teve de criar uma inédita seção exclusiva em seu site (nasa.gov/topics/earth/features/2012.html) para esclarecer dúvidas do público (a página astrobiology.nasa.gov/ask-an-astrobiologist também trata do tema).

 

 

 

Pandas preferem florestas antigas

Cientistas da Academia Chinesa de Ciência do Instituto de Zoologia de Beijing, na China, constataram que os pandas preferem florestas antigas, praticamente intocadas pelo homem, para viver. A conclusão foi feita a partir da análise de outros estudos sobre esses mamíferos. Em florestas mais antigas, há maior oferta de bambu e, além disso, mais locais aparentemente seguros onde os pandas podem se refugiar e se reproduzir.

 

 

 

 

ONU exclui empresas do Pacto Global

O Pacto Global, iniciativa da ONU dedicada a estimular a prática da responsabilidade social nas empresas, retirou 2.048 associados (ou 25% do total) da sua lista de participantes. O motivo é a não divulgação dos informes anuais sobre o que tais empresas têm feito para integrar os dez princípios do pacto (relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção) à sua estratégia e às suas operações. Claro-BCP, Suzano Petroquímica e Veracel Celulose estão entre as 72 empresas brasileiras excluídas.

Navegantes da Pré-História

Arqueólogos descobriram na ilha de Creta (Grécia) possíveis evidências das primeiras viagens marítimas de ancestrais do homem. Machados e outras ferramentas com idade entre 130 mil anos e 700 mil anos foram achados em abrigos na costa sul da ilha. Como Creta se separou do continente há cerca de 5 milhões de anos, quem fabricou os utensílios deve ter viajado com eles pelo mar por no mínimo 65 quilômetros.

 

Acupuntura como placebo

Em uma revisão de estudos sobre os efeitos da acupuntura em dores de cabeça e enxaquecas, pesquisadores alemães concluíram que a ancestral técnica chinesa trouxe melhoras a pacientes mesmo quando as agulhas foram inseridas nos pontos errados ou não chegaram a perfurar a pele. Segundo Klaus Linde, líder do grupo, o trabalho sugere que “os pacientes de enxaqueca se beneficiam da acupuntura, embora a correta colocação das agulhas pareça ser menos relevante do que comumente pensam os acupunturistas”.

 

Pelo ar – O príon, agente causador da epidemia da vaca louca, é transmitido pelo ar, informa uma pesquisa divulgada no periódico PloS Pathogens. No experimento, ratos foram fechados em câmeras especiais e expostos a aerossóis com o agente infeccioso. Todos contraíram a doença. Quanto mais tempo os animais foram expostos, mais rapidamente adoeceram.

 

 

 

 

 

Ler e escrever muda o funcionamento do cérebro

Estudo do Centro Internacional de Neurociências da Rede Sarah, de Brasília, mostrou que o cérebro de pessoas que sabem ler e escrever, independentemente da fase da vida em que ocorreu o aprendizado, funciona de forma diferente. Ele usa a área do córtex associada à visão para o reconhecimento de palavras. A pesquisa foi feita com 63 voluntários, sendo 10 deles analfabetos.

 

Isolamento desafiado

Invasões de madeireiros na Amazônia peruana estão levando índios do outro lado da fronteira a entrar no Acre, onde provocam conflitos com grupos isolados (com escasso contato com a civilização) que vivem no lado brasileiro. O alerta, da ONG britânica Survival International, foi reforçado por um programa da BBC TV sobre o tema e por declarações do sertanista José Carlos Meirelles, que em 2010 sobrevoou a área e fotografou e filmou os índios arredios. A divulgação das imagens busca sensibilizar a opinião pública e sobretudo o governo peruano a respeito da grave ameaça que paira sobre essas comunidades frágeis.

 

Julian Assange, o filme

Depois de Mark Zuckerberg, criador do Facebook, é a vez de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, ter sua vida exposta no cinema. As produtoras Josephson Entertainment e Michelle Krumm Prods já têm os direitos autorais da obra The Most Dangerous Man in the World (O Homem Mais Perigoso do Mundo), do jornalista Andrew Fowler.

 

 

 

O peixe que pode salvar seu coração

O paulistinha, ou peixe-zebra, que vive no leste da Índia e em Bangladesh, poderá revolucionar os tratamentos de coração, incluindo aí o fim dos transplantes. Uma pequena molécula de proteína, a timosina beta-4, lhe permite recuperar até 20% de seu músculo cardíaco semanas após a lesão ocorrer. Cientistas britânicos pesquisam como usar essa capacidade do peixe, baseados em estudos que sugerem a possibilidade de estimular células-tronco latentes no coração humano.