Migração antecipada

Ferramentas de pedra achadas em Jebel Faya, nos Emirados Árabes Unidos, podem indicar que o Homo sapiens saiu da África 125 mil anos atrás – entre 30 mil e 55 mil anos antes do que se pensava. A rota passaria pelo Estreito de Bab al- Mandeb, entre a África e o sul da Península Arábica, raso o bastante na época para ser cruzado a pé ou por barcos simples. Dali, nosso ancestral teria ido para o Golfo Pérsico, espalhando-se pela Ásia.

 

 

A epilepsia de Chopin

Um estudo espanhol publicado no periódico Medical Humanities sugere que o compositor erudito Frédéric Chopin (1810-1849) tinha epilepsia do lobo temporal. Essa doença explica as alucinações visuais que o músico teve durante a vida.

 

Cuidado com a luz artificial

Pesquisadores do Hospital Brigham and Women’s e da Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, verificaram que a exposição à luz artificial por oito horas antes do sono durante cinco dias pode reduzir a taxa de melatonina em 50%. Esse hormônio produzido pelo cérebro é responsável por uma série de processos fisiológicos, como controle do ritmo circadiano, regulação da temperatura e da pressão sanguínea, e influencia também no nível de glicose.

 

 

Turismo gelado

Com seus 36 quartos construídos na forma de enormes iglus, o Hotel de Gelo de Quebec, no leste do Canadá, é um sucesso de público. As peles de animais recobrindo os assentos e dois bares interligados são alguns dos atrativos que levam milhares de turistas a visitar o local a cada ano.

Moscas e computadores

A organização do sistema nervoso das moscas-dasfrutas, em que células-líderes enviam informações às demais, ajudou os cientistas a elaborar um algoritmo que eleva a eficiência das redes sem fio e das demais aplicações de computação. O sistema de computação precisa definir um processador-líder que transmita dados aos demais. O algoritmo ajuda a solucionar esse problema.

 

Espinafre reforça os músculos

Estudo publicado na revista Cell Metabolism demonstra que a ingestão de 300 gramas de espinafre faz com que a quantidade de oxigênio necessária para o funcionamento dos músculos durante exercícios físicos seja reduzida em 5%. Ao que tudo indica, o nitrato presente no espinafre é a chave para esses benefícios metabólicos no organismo.

 

 

Dente de 400 mil anos

Pesquisadores da Universidade de Tel-Aviv, em Israel, encontraram fósseis de dentes de 400 mil anos que acreditam ser de seres humanos modernos. Isso pode ser evidência de que o Homo sapiens surgiu muito antes da data estimada de 200 mil anos. Os cientistas afirmam que mais estudos precisam ser feitos para comprovar com exatidão a origem dos dentes.

Ostras em perigo

De acordo com pesquisa publicada na revista BioScience, mais de 85% dos hábitats das ostras desapareceram. A pesca excessiva influiu na destruição dos recifes e na redução da população do molusco. A introdução de espécies estrangeiras e doenças também contribuíram para a redução do número de ostras.

 

 

A volta do mamute-lanudo

Avanços em clonagem podem propiciar o retorno do extinto mamute-lanudo em até cinco anos, segundo matéria do jornal japonês Yomiuri Shimbun. Em meados deste ano, uma equipe da Universidade de Kyoto vai retirar tecido de uma carcaça de mamute recolhida na Sibéria e guardada num laboratório russo. A meta é recuperar um núcleo não danificado de célula de mamute desse tecido e inseri-lo num óvulo de elefanta do qual o núcleo foi retirado. O embrião resultante seria gestado no útero de outra elefanta.

Genética contra o mosquito da dengue

A empresa de biotecnologia britânica Oxitec pode ter a resposta para as epidemias de dengue que assolam países tropicais. Ela inseriu em machos do mosquito Aedes aegypti um fragmento artificial de DNA, criado para reduzir a fertilidade do inseto. Após introduzir 3 milhões de mosquitos nas Ilhas Cayman (onde a população nativa de Aedes aegypti teria caído cerca de 80%), a Oxitec vai liberar 6 mil insetos em florestas desabitadas da Malásia e monitorá-los. A empresa fará mais testes antes de pleitear a venda do produto.

 

 

Diabete entre índios

Um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, liderado pelo professor Laércio Joel Franco, constatou a ocorrência de diabete na população de índios xavantes das reservas Sangradouro e São Marcos, no Mato Grosso. As principais hipóteses que explicam essa incidência são o contato com comidas industrializadas e o ritmo de vida mais sedentário.

 

 

AGENDA

Feira de ciências do Google

Até dia 4 de abril, jovens de 13 a 18 anos de todos os países podem se inscrever para a primeira feira de ciências online, uma parceria entre o Google, o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), o Grupo Lego e as revistas National Geographic e Scientific American. Os trabalhos devem ser enviados em inglês. Os semifinalistas serão anunciados em maio e a final será em julho.

Mais informações: www.google.com/events/ sciencefair/

Mata Atlântica nas capitais

A Fundação SOS Mata Atlântica realiza a exposição interativa “Sua Mata, Sua Casa” por 20 dias em cada uma das 12 capitais brasileiras selecionadas. O objetivo é incentivar a preservação e conscientizar os espectadores de que a mata está ligada ao cotidiano. Tecnologias interativas, como iPads e mesas Multi Touch, estarão à disposição dos visitantes. Depois de passar por Fortaleza em fevereiro, o evento terá o seguinte roteiro: março – Maceió (Maceió Shopping); abril – Salvador (local a confirmar); maio – São Paulo (Shopping Metrô Tatuapé); junho – Brasília (Shopping Conjunto Nacional Brasília); julho – Rio de Janeiro (local a confirmar); agosto – Belo Horizonte (local a confirmar); setembro – Vitória (local a confirmar); outubro – Curitiba (Shopping Palladium); novembro – Florianópolis (Floripa Shopping); dezembro – Porto Alegre (local a confirmar); janeiro de 2012 – Recife (Shopping Tacaruna).

Mais informações: projeto25@sosma.org.br.

Conferência da Água

A segunda edição do evento Conferência Internacional WITS 2011 – Água, Inovação, Tecnologia & Sustentabilidade tem como objetivo discutir o papel da tecnologia na utilização de recursos hídricos e que não prejudiquem o meio ambiente.

Quando: de 17 a 19 de março.

Onde: Faap (Rua Alagoas, 903, São Paulo, SP).

Quanto: grátis.

Inscrições: wits@faap.br.

Mais informações: tel. (11) 3662-7282.