Velhinhos sarados

O atleta norte-americano Paul Mart (esquerda), de 92 anos, apresentouse com outros competidores na prova de fisioculturismo dos Jogos Gays de Colônia, na Alemanha, em agosto. Organizados por gays e lésbicas, os Jogos Gays reuniram cerca de 10 mil atletas representando 70 países.

Estudo publicado no periódico PloS One revelou que pessoas canhotas erguem a mão esquerda para assuntos que, a seu ver, são positivos; e levantam a mão direita para temas que não lhes agradam.

O oposto ocorre com os destros. A pesquisa foi feita a partir da análise de comportamento em debates presidenciais em 2004 e 2008 nos Estados Unidos.

 

 

Sotaque de morcego

Cientistas do Forest Science Centre, das universidades de Wollogong e de Ballarat (Austrália), estudaram 4 mil chamadas emitidas por morcegos e detectaram que esses animais possuem sotaque. Sons de umas 30 espécies de morcegos foram usados para desenvolver um sistema que ajuda os cientistas a identificar as mais variadas populações na costa do Estado de Nova Gales do Sul.

Bactérias altruístas

Estudo publicado na versão online da revista Nature aponta que a sobrevivência das bactérias a antibióticos tem relação com o altruísmo, e não com a dominância do mais forte. Cientistas expuseram uma colônia de Escherichia coli a uma dose não letal de antibiótico. Parte delas possuía a mutação que permitiria sua sobrevivência. Em vez de se reproduzirem e dominarem a colônia, essas bactérias começaram a secretar uma substância que eliminava o antibiótico para que as demais sobrevivessem.

Alumínio, o preferido para reciclar

De acordo com relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o alumínio representa 91,5% da matéria-prima reciclada usada em indústrias no Brasil. Em seguida, vêm as embalagens PET (54,8%), papel (47,0%), latas de aço (46,5%) e vidro (43,7%). O alumínio é o mais reciclado em virtude de seu alto valor no mercado da sucata.

Técnica para identificar cocaína

A química Natália Biziak de Figueiredo realizou uma pesquisa no campus da USP de Ribeirão Preto que resultou em um método preliminar para identificar cocaína. Por meio de dois eletrodos e uma célula eletroquímica, é possível distinguir cocaína de outras substâncias como procaína, heroína e lidocaína, que reagem no teste colorimétrico usado atualmente pela polícia, gerando falsos positivos.

 

 

Pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, descobriram uma pequena molécula, a IU1, que ajuda as células humanas a eliminar proteínas que não estão funcionando adequadamente, como as envolvidas nos quadros de doenças neurodegenerativas. Segundo os cientistas, o estudo ajudará no desenvolvimento de drogas para doenças ligadas à acumulação de proteínas “más” nas células.

Elefantes evitam formigas

Cientistas das universidades da Flórida e de Wyoming, nos Estados Unidos, constataram que é das formigas que os elegantes não gostam. Em sua pesquisa, eles mostram que as árvores com colônias de formigas não têm suas folhas comidas pelos paquidermes. Os pesquisadores acreditam que as colônias de formigas nas árvores ajudam a dar equilíbrio à vegetação da savana.

Como desligar o relógio biológico

Cientistas da Universidade de Manchester, do Conselho Britânico de Medicina (ambos do Reino Unido) e do laboratório norte-americano Pfizer conseguiram apagar e reconfigurar o relógio biológico de ratos graças a uma droga que está sendo desenvolvida pela Pfizer. O futuro remédio poderá ser usado para tratar distúrbios de sono e fadiga de viagem (jet lag).

 

100 bilhões

de dólares investidos por ano solucionariam o problema do aquecimento global até o fim do século, afirma o professor dinamarquês Bjørn Lomborg em seu novo livro sobre o tema. Até então, ele menosprezava o real impacto das mudanças climáticas na Terra.

 

40 mil

pessoas, aproximadamente, se apresentaram até agosto como voluntárias para a ação Limpa Brasil Let’s do it!, que pretende, em princípio, limpar as 14 maiores cidades do País, seguindo o modelo criado por Rainer Nõlvak na Estônia, em 2008.

50 mil

dólares foram doados pelo dalai lama ao Centro para a Investigação das Mentes Saudáveis, da Universidade de Wisconsin- Madison (EUA), para dar sequência a pesquisas sobre as “qualidades saudáveis” da mente, como bondade, empatia e compaixão. O centro busca saber como elas se desenvolvem.

 

Nossas aliadas, as baratas

Pesquisadores da Universidade de Nottingham (Reino Unido) descobriram nove moléculas diferentes no tecido das baratas que podem ser usadas na elaboração de antibióticos potentes. Foi constatado que essas moléculas são tóxicas e podem eliminar infecções por bactérias, como a Escherichia coli, resistentes à meticilina (MRSA, em inglês).

 

Planta redescoberta

Pesquisadores da organização norte-americana The Nature Conservancy encontraram um exemplar da planta havaiana Clermontia peleana singuliflora, um tipo de lobélia, nas encostas do vulcão Kohala, na Ilha do Havaí. Vista pela última vez um século atrás, a planta era considerada extinta.

 

 

 

Nem todo dia é igual

Estudo feito por pesquisadores do Instituto de Geofísica de Paris sugere que as manchas solares – que ocorrem em intervalos de 11 anos – são parcialmente responsáveis pela mudança da duração do dia. A análise de dados coletados no período de 1962 a 2009 mostra que as estações do ano, também responsáveis pela duração do dia, têm um efeito maior na rotação do planeta quando as manchas estão escassas e um efeito menor quando elas são abundantes.

 

3,5º C

é quanto a temperatura média da Terra deverá subir até 2100, caso se mantenham os cortes na emissão de gases-estufa prometidos na Conferência do Clima de Copenhague, no fim de 2009. O resultado foi o mesmo nos estudos do Instituto de Meio Ambiente de Estocolmo e do site Climate Action Tracker.

80%

de algumas espécies de corais do litoral do norte de Sumatra (Indonésia) já morreram em virtude da elevação de quase 4ºC da água do mar na área. Cientistas da Wildlife Conservation Society (WCS) afirmam que mais colônias deverão seguir o mesmo caminho nos próximos meses.

 

148

dólares custa um dispositivo eletrônico que a Toyota passou a vender em agosto para seu veículo híbrido Prius. O aparelho, que emite um zumbido, foi desenvolvido para possibilitar que pedestres, em especial os cegos, ouçam a aproximação do silencioso carro.

 

Conversa de macho

Uma pesquisa publicada no site do periódico Biology Letters sugere que pandas machos que emitem sons mais longos e em maior quantidade durante a temporada de acasalamento têm mais chance de encontrar uma parceira, pois isso seria evidência de maior nível de hormônios sexuais masculinos. Os cientistas acreditam que as fêmeas dão preferência a esses machos porque sua agressividade, evidenciada pelos hormônios, os torna melhores provedores de herança genética.

 

Reabilitação divertida

Engenheiros da Escola Politécnica da USP desenvolveram o Genvirtual, um programa de computador que aumenta a motivação, na terapia de reabilitação, de pacientes que perderam o movimento dos membros superiores. O software possui jogo de memória e compositor musical interativos. Toda vez que o paciente move a mão em um cartão de papel no campo de visão da webcam, uma ação na tela do computador acontece.

Mais informações: http://www.lsi.usp.br/nate/projetos/genvirtual

AGENDA

Palestras sobre eventos extremos

Iniciado em setembro, o ciclo de palestras sobre eventos extremos promovido pela Fundação Bunge e pela Estação Ciência da USP terá mais três etapas, em outubro e novembro. No evento, especialistas renomados falam sobre o tema e estimulam reflexões sobre os impactos e as oportunidades que esses episódios envolvem. É necessário credenciar-se (gratuitamente) para cada dia de palestras. O ciclo integra o projeto da Fundação Bunge “Conhecer para Sustentar: Vale do Itajaí”, criado para compreender e disseminar conhecimento sobre as questões ligadas às fortes chuvas que atingiram Santa Catarina em 2008. Quando: 27 de outubro, 17 e 18 de novembro. Onde: Estação Ciência (Rua Guaicurus, 1.394, Lapa, São Paulo, SP). Inscrições: pelos links http://www.eciencia.usp.br/inscricao/ ou www.fundacaobunge.org.br.

Direito dos animais

O Encontro Nacional de Direitos dos Animais 2010 (Enda), realizado pelo grupo Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos dos Animais e Sociedade (Veddas), traz mais de 40 palestras com temas relacionados a animais domésticos, de consumo e de laboratório, entre outras formas de exploração. Quando: de 9 a 12 de outubro. Onde: Parque ecológico Visão Futuro (Rodovia Castelo Branco, km 162, Bairro do Matão, Porangaba, SP).

Informações e inscrições: www.enda.org.br

Museu de cera em Gramado

Seguindo os passos do museu de Madame Tussaud, na Inglaterra, o Museu de Cera Dreamland, em Gramado (RS), abriga as réplicas de 36 celebridades em 18 cenários temáticos. Quando: todos os dias, das 8h às 18h. Onde: Dreamland (Avenida das Hortênsias, 5.507, Gramado, RS). Informações: tel. (54) 3286-5100 ou www.museudeceradreamland.com.br.