7 iniciativas exemplares para salvar o planeta

Muitas pessoas no mundo estão dando seu melhor para ajudar o planeta e eles merecem ser conhecidos para inspirarem cada vez mais gente - incluindo você!

A cada 50 buscas uma árvore é plantada pelo Ecosia.

Frente aos bilhões de toneladas de lixo enchendo nossos oceanos, milhões de pessoas passando fome todos os dias e milhares de espécies entrando na lista de ‘espécies ameaçadas’, há muitas pessoas no mundo que estão dando seu melhor para ajudar a nossa mãe terra. Esta lista do site Bored Panda destaca movimentos ambientais de todo o mundo que são exemplo de formas de salvar o planeta, e merecem ser conhecidos para inspirarem cada vez mais gente – incluindo você! – a fazer o máximo possível por um futuro mais equilibrado, verde e limpo.

#1 – Homem planta uma árvore todo dia há 40 anos e cria floresta maior que o Central Park
1.360 hectares de paisagem devastada pela erosão se transformaram numa floresta, lar de centenas de elefantes, rinocerontes, javalis, répteis e pássaros, graças ao indiano Jadav Payeng, que plantou uma árvore todos os dias durante 40 anos. Este entusiasta botânico diz que planeja plantar árvores até seu “último suspiro”. Assista aqui a um pequeno vídeo documentário de 2 minutos com possibilidade de legenda em português.

Jadav Payeng plantou uma árvore por dia durante 40 anos e criou uma floresta na Índia.

#2 – Mecanismo de Busca Online que Planta Árvore
O Ecosia é um mecanismo de busca na internet que permite que os usuários estimulem o plantio de árvores ao, simplesmente, usarem seus mouses e teclados. A cada 50 buscas, a empresa planta uma muda. Já são mais de 50,4 milhões árvores e esse número cresce a cada segundo. “Ao plantar uma árvore, você pode combater a mudança climática, reiniciar ciclos de água, transformar desertos em florestas férteis e fornecer nutrição, emprego, educação, assistência médica e estabilidade política e econômica”, essas são as razões que o Ecosia para ter optado pela iniciativa, segundo o site Bored Panda. Você também pode ajudar a diminuir o desmatamento ao usar menos papel, plantando uma árvore de vez em quando, reciclando e comprando produtos reciclados, reduzindo seu consumo de carne e usando o Ecosia.

A cada 50 buscas na internet por meio do Ecosia uma árvore é plantada no mundo.

#3 – Voluntários Recolhem 5,3 Milhões de Quilos de Lixo em Praia em Mumbai
O ambientalista Afroz Shaz começou a recolher o lixo da praia de Versova, em Mumbai (Índia) em 2015. Mais e mais pessoas se juntaram a ele – chegando a cerca de mil voluntário – e 5,3 milhões de quilos de lixo foram retirados. Foi assim que aconteceu o que até hoje é considerado “o maior projeto de limpeza de praia do mundo”. A partir de então a praia está aberta para o público e são os locais que mais desfrutam dela. Calcula-se que mais de 8 bilhões de toneladas de plástico são jogados em nosso oceano todos os anos. Se não quer colaborar com esse número, evite o uso de talheres e canudos descartáveis e de produtos feitos de plástico em geral e opte pelas sacolas reutilizáveis no supermercado.

Praia de Versova em Mumbai é liberada de 5,3 milhões de quilos de lixo graças à iniciativa de Afroz Shaz.

#4 – Japão Transforma Lixo Eletrônico em Medalhas Olímpicas
Os vencedores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 receberão lixo reciclado como prêmio, e isso não é nenhum demérito. Em um esforço nacional, cidadãos japoneses estão doando seus equipamentos eletrônicos sem uso para que sejam desmontados e retirados deles o ouro, a prata e o bronze de que serão feitas as medalhas ambientalmente conscientes. Isso já aconteceu nos Jogos de Inverno de Vancouver 2010. Os resíduos de eletrônicos descartados, também conhecidos como “e-waste”, são um problema crescente no mundo. De acordo com relatório da ONU, 45 milhões de toneladas de eletrônicos foram descartados em todo o mundo em 2016 e apenas 20% desses resíduos foram reciclados.

Japoneses doam equipamentos eletrônicos sem uso para produzir as medalhas das Olimpíadas 2020.

#5 – Paquistão Planeja Plantar 10 bilhões de Árvores nos Próximos 5 Anos
O novo governo do Paquistão tem como objetivo resolver problemas ambientais ao plantar 10 bilhões de árvores nos próximos cinco anos. O país acredita que a restauração florestal pode resolver muitas questões nacionais enfrentadas hoje, como proteger a paisagem em rápida erosão, reduzir o risco de enchentes e também o aumento das temperaturas, secas e chuvas causadas pela mudança climática. Iniciativas como #plant4pakistan e “Billion Tree Tsunami” vão ainda mais longe: querem recuperar terras invadidas pela máfia, convertendo-as em florestas e parques de vida selvagem para as gerações futuras.

Paquistão está decidido a reconstruir sua cobertura verde nos próximos cinco anos.

#6 – 55 toneladas de resíduos removidos do rio Ganges
Bachendri Pal, a primeira mulher indiana a escalar o Monte Everest, conseguiu organizar uma iniciativa de voluntariado que removeu 55 toneladas de resíduos do rio Ganges – rio sagrado e local para limpeza religiosa, que armazena toneladas de lixo humano e industrial. Uma equipe de 40 membros, incluindo Premlata Agarwal, a primeira mulher indiana a escalar todos os sete picos do mundo, conseguiu limpar essa enorme quantidade de lixo em apenas um mês. Mas apesar deste feito incrível, o rio Ganges continua necessitando desesperadamente de limpeza, porque muitas toneladas de lixo continuam entrando todos os dias.

Bachendri Pal e Premlata Agarwal, duas escaladoras indianas de renome internacional, envolveram-se na retirada de 55 toneladas de lixo do rio Ganges.

#7 – Bilionário Suíço Doa US$ 1 bilhão para Salvar o Planeta
Hansjörg Wyss, um filantropo e conservacionista, ofereceu US$ 1 bilhão para proteger 30% da superfície do planeta até 2030, segundo artigo dele intitulado “Nós temos que salvar o planeta. Então eu estou doando US $ 1 bilhão”. Nos dias de hoje, é extremamente importante que as pessoas mais ricas do mundo espalhem a mensagem sobre os problemas ambientais que enfrentamos. Embora doar uma quantia enorme de dinheiro seja de enorme utilidade para salvar vidas humanas e de muitas espécies ameaçadas, essa não é a única forma de melhorar a situação da Terra. Todos nós podemos provocar mudanças com nossas ações diárias e com pequenas doações para organizações que lutam por um mundo melhor.

Hansjörg Wyss, filantropo e conservacionista suíço quer proteger 30% da superfície do planeta até 2030 com sua doação bilionária.

 

blog comments powered by Disqus