60 anos da exploração espacial vistos pelas lentes da NASA

Imagens dão escala humana aos vastos empreendimentos tecnológicos da NASA, com imagens dos bastidores, dos foguetes, do espaço e de grandes eventos

Membro da tripulação da Apollo 9, David Scott, testa trajes espaciais para operações lunares (Crédito: NASA)

Um novo livro reúne mais de 400 fotografias para mostrar os 60 anos de existência da agência espacial americana: The NASA Archives: 60 years in space (Os arquivos da NASA: 60 anos no espaço, em tradução livre), editado por Piers Bizony e publicado pela editora Taschen. Ainda sem previsão para lançamento em português.

“É claro que muitas das fotos bem conhecidas eram bonitas demais para serem deixadas de fora, mas também queríamos várias imagens menos conhecidas, então houve um grande esforço para nos aprofundarmos em arquivos obscuros”, diz Piers Bizony, autor e editor da publicação.

As imagens dão uma escala humana aos vastos empreendimentos tecnológicos da NASA, ao garantir lugar para retratos dos bastidores da agência em terra, e dentro dos foguetes, além de vistas do espaço e de grandes eventos como lançamentos, a chegada à Lua e os panoramas marcianos.

Ao mesmo tempo que leva o leitor para a vastidão do espaço, o livro também deixa uma mensagem sobre a relevância do nosso planeta. “O fato é que não podemos realocar 7 bilhões de pessoas”, diz Bizony. “A Terra tem que ser nossa prioridade em termos de garantir um futuro de sucesso para a humanidade.”

Dentro de 60 anos, se as ameaças à humanidade forem superadas, vale um segundo volume. Para Bizony, talvez já haja imagens da vida microbiana em outro mundo ou do padrão de um sinal de rádio de uma entidade extraterrestre inteligente.

 

blog comments powered by Disqus