A galáxia espiral que parece reta

A galáxia NGC 3432 é espiral como a Via Láctea, mas, pelo ponto de vista do telescópio espacial Hubble, vê-se apenas um lado dela

A NGC 3432: a imagem não mostra que ela é espiral. Foto: Nasa/ESA/Hubble/A. Filippenko /R. Jansen

A galáxia NGC 3432, situada na constelação de Leão Menor (Leo Minor), a 45 milhões de anos-luz da Terra, é sabidamente espiral, tal como a Via Láctea. Nesta foto do telescópio Hubble, porém, ela parece uma linha.

É apenas questão de perspectiva, segundo astrônomos do Hubble. “Acontece que vemos a NGC 3432 orientada diretamente para nós a partir de nosso ponto de vista aqui na Terra”, afirmam eles. “Como observatórios como o Hubble viram galáxias espirais em todos os tipos de orientação, podemos dizer quando pegamos uma de lado”.

 

LEIA TAMBÉM: Novo estudo mostra que a Via Láctea não é plana

 

Também conhecida como LEDA 32643 e UGC 5986, a galáxia foi descoberta pelo astrônomo britânico William Herschel em 1787. Seu formato é resultado da interação gravitacional contínua que ela tem com uma galáxia anã, a UGC 5983.

“Os braços espirais e o núcleo brilhante da galáxia estão escondidos e, em vez disso, vemos a fina faixa de suas partes mais externas”, afirmam os astrônomos do Hubble. “Bandas escuras de poeira cósmica, manchas de brilho variável e regiões rosadas de formação de estrelas ajudam a entender a verdadeira forma da NGC 3432 – mas ela ainda é um desafio!”