A história da selfie com gorilas feita em reserva no Congo

Gorilas vêem cuidadores como se fossem seus pais, e imitam seu comportamento

Gorilas posam para selfie em parque no Congo / Foto: Viruna National Park
Gorilas posam para selfie em parque no Congo / Foto: Viruna National Park

Nos últimos dias, uma foto incrível feita por guardas florestais da reserva Parque Nacional Virunga, no Congo, África, viralizou na internet. A imagem foi feita pelo guarda Mathieu Shamavu e mostra dois gorilas, de pé, posando junto com funcionários do parque.

Segundo a administração do parque, o Virunga recebeu dezenas de mensagens sobre a foto, perguntando se ela é real. “Sim, ela é real! Essas gorilas fêmeas são bem ‘atrevidas’, então essa é a perfeita imagem da personalidade delas”, disse a diretoria do parque em comunicado.

De acordo com o comunicado, não é surpreendente que as gorilas estejam de pé na foto, já que a maioria dos primatas conseguem caminhar de pé por um curto período de tempo, comportamento chamado de bipedismo ou bipedalismo. Esse comportamento não é comum, segundo a direção do parque, mas é possível.

Uma reportagem da BBC explicou que a reserva cuida de gorilas orfãos, e que eles vêem seus cuidadores como se fossem seus pais, e imitam seu comportamento. As gorilas da foto, chamadas Ndakazi e Ndeze, perderam as suas mães em 2007, quando tinham apenas dois anos e quatro meses de idade.