A majestade de Júpiter em uma imagem colaborativa

O hemisfério norte de Júpiter: imagem construída a partir de fotos da JunoCam. Imagem: Nasa/Kevin Gill

Fotos originais da nave Juno, que orbita Júpiter, estão disponíveis para ser processadas em novas imagens

 

A impressionante foto acima, que retrata o tempestuoso hemisfério norte de Júpiter, é uma colaboração entre a Nasa e Kevin Gill, engenheiro de software que trabalha com visualização de dados do Laboratório de Propulsão a Jato da agência espacial americana (JPL-Nasa), mas trabalhando aqui de forma independente.

Amante do espaço (ele tem uma página no flickr na qual posta esse trabalho), Gill criou esta imagem de Júpiter a partir de quatro fotos tiradas pela JunoCam, instalada na nave Juno, da Nasa. As fotos foram batidas em alturas entre 8.600 km e 18.600 km acima do topo das nuvens de Júpiter, em 29 de maio de 2019.

A Juno está há quase três anos em órbita de Júpiter, e parte de sua missão está centrada em torno da JunoCam. A JunoCam não faz parte do arsenal de instrumentos científicos da nave; na verdade, ela foi incluída para que pessoas comuns pudessem admirar o maior planeta do Sistema Solar.

A Nasa publica todas as fotos originais da JunoCam em seu site e convida qualquer interessado a processá-las para criar uma vasta coleção de belas imagens jupiterianas.

COMPARTILHAR
blog comments powered by Disqus