Um grupo de 99 crianças entre 12 e 14 anos e oito professores do oeste da Alemanha foi resgatado de helicóptero nos Alpes austríacos, informou na noite desta terça-feira (07/06) a polícia austríaca.

O motivo da emergência foi uma informação incorreta que um dos professores havia encontrado na internet. De acordo com a polícia, o grupo estava na tarde de terça-feira a caminho do pitoresco vale Kleinwalsertal, quando se deu conta de que a rota era exigente demais para seu equipamento e habilidades.

Na internet, a trilha é anunciada como um “passeio clássico para horas de folga” em um site de caminhadas nas montanhas. A rota, no entanto, foi retirada dos guias oficiais de caminhada.

“Na verdade, o estreito Heuberggrat é um caminho parcialmente exposto, com passagens de escalada que requerem uma cabeça para alturas, firmeza e experiência em terreno alpino”, afirmou a polícia. Além disso, o terreno estava molhado e escorregadio.

Quando parte do grupo decidiu voltar, dois estudantes escorregaram, se ferindo levemente. Após alguns alunos começarem a entrar em pânico, os professores fizeram uma chamada de socorro.

Todas as 107 pessoas foram levadas por dois helicópteros a uma trilha florestal nos arredores, de acordo com o prefeito da cidade próxima de Mittelberg, Andi Haid.

Alguns dos estudantes estavam exaustos, com hipotermia e encharcados, segundo a polícia.

md/cn (DPA, AFP)