Amazonas decreta situação de emergência por conta de queimadas

O estado do Amazonas registrou 1.699 focos de calor nos primeiros sete meses do ano, dos quais 80% (1.372) aconteceram somente do mês de julho, quando se iniciou o período de seca

Foto: iStockphotos

O governo do Amazonas decretou situação de emergência por conta de queimadas não autorizadas e desmatamento na região metropolitana de Manaus e no Sul do estado.

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Amazonas registrou 1.699 focos de calor nos primeiros sete meses do ano, dos quais 80% (1.372) aconteceram somente do mês de julho, quando se iniciou o período de seca.

O decreto que declara situação de emergência foi assinado pelo governador em exercício, o vice-governador Carlos Almeida (PRTB), na última sexta-feira (2), e ficará em vigor por 180 dias.

“A medida que estamos adotando tem por objetivo conter desmatamentos e queimadas, que degradam a floresta, o nosso maior ativo, como as queimadas, mais comuns nesse período do ano, que chamamos de verão amazônico”, declarou o governador em nota.

Segundo dados do Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real), sistema do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o desmatamento na Amazônia em julho deste ano teve crescimento de 278% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Segundo o decreto, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) vai coordenar a articulação com os demais órgãos públicos para definir e executar estratégias de combate ao desmatamento ilegal e às queimadas não autorizadas. O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) será responsável pela operação das estratégias.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago