Amazônia perdeu população nos últimos 2 mil anos

Região passou a ter crescimento da vegetação nativa a partir do ano 750 d.C.; sinais entre 350 d.C. e 750 d.C. são de desmatamento, queima da vegetação ou de cultivo agrícola

Reserva biológica do Morro dos Seis Lagos, no Amazonas, um dos locais do estudo. Crédito: Gustavo Ganzaroli Mahé

Em resposta a mudanças ambientais, epidemias ou conflitos étnicos, a redução na população humana na região amazônica pode ter começado de 300 a 600 anos antes do contato com os colonizadores europeus, e não apenas após a chegada deles (Science, 30 de abril).

Coordenada por Mark Bush, do Instituto de Tecnologia da Flórida, Estados Unidos, uma equipe internacional examinou camadas de pólen de 39 lagos amazônicos no Equador, Peru, Bolívia e Brasil para entender como a expansão ou a redução populacional poderia ter influenciado a vegetação da região nos últimos 2 mil anos.

“Reportamos a abundância total de espécies florestais ao longo do tempo em diferentes regiões. Quando a porcentagem de floresta em relação ao período anterior aumenta, a interpretação é de que a floresta estaria crescendo ou em recuperação; se diminui, interpretamos como abertura dessa floresta”, comentou a bióloga brasileira que participou do estudo Majoi Nascimento, pesquisadora em estágio de pós-doutorado na Universidade de Amsterdã, a Pesquisa Fapesp. “Como a proporção de regiões com ganho florestal entre os anos 750 e 950 é grande, concluímos que houve diminuição das populações humanas que antes usavam essas regiões para subsistência.”

A maioria (80%) dos lugares examinados continha sinais de desmatamento, queima da vegetação ou de cultivo agrícola coerentes com a ocupação antes da chegada dos europeus, principalmente entre os anos 350 e 750, enquanto o crescimento da vegetação nativa, indicando decréscimo populacional, predominou entre os anos 750 e 1550.

* Este artigo foi republicado do site Revista Pesquisa Fapesp sob uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o artigo original aqui.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago