Ambiente

Aquecimento global e invernos gelados

O rigor deste inverno no Hemisfério Norte pode ter relação direta com o aquecimento global, afirmam cientistas do Instituto Potsdam para Pesquisas de Impactos Climáticos, da Alemanha. Em estudo divulgado em novembro na revista Journal of Geophysical Research, eles indicaram uma associação entre o degelo no Ártico, em especial nos mares ao norte da Noruega e da Rússia, e a ocorrência de invernos mais frios. Algo similar ocorreu em 2005-06, quando a Europa teve um de seus invernos mais severos.

 

Mais carbono no ar, plantas maiores

Modelos de computador criados pela Nasa para simular as condições nas quais a atmosfera terrestre teria o dobro do volume atual de dióxido de carbono indicaram que as plantas poderiam crescer mais e criar um efeito de resfriamento de 0,3° C, de acordo com artigo publicado na revista Geophysical Research Letters de 7 de dezembro. Esse processo, porém, não seria suficiente para reverter a mudança climática, nem mesmo interrompê-la.

 

 

 

Cotas reduzidas para o bacalhau europeu

A União Europeia cortou em dezembro seu limite de pesca do bacalhau do Atlântico. A captura do peixe nas águas da Escócia e da Irlanda será reduzida em 25% – um índice considerado ruim pelos ambientalistas, que pleiteavam pelo menos 50%, e pelos pescadores, para os quais a redução significará mais desemprego. A queda na população do peixe já causou o declínio de centenas de vilas de pescadores nos dois lados do Atlântico.

Paris cria programa de aluguel de carros elétricos

Primeira metrópole do mundo a contar com um serviço gratuito de bicicletas, Paris promete outra novidade verde: um programa de carros elétricos alugados a preços reduzidos, o Autolib. A prefeitura local selecionou para isso um automóvel de quatro lugares produzido pela empresa francesa Bolloré, o Bluecar (foto acima), equipado com uma bateria de lítio que lhe permite rodar até 250 km antes de recarregar. No próximo outono francês, 3 mil Bluecars estarão disponíveis em mil pontos espalhados pelo município.

 

Banco do Brasil contra o desmatamento na região amazônica

Desde janeiro, o Banco do Brasil – responsável por 60% dos empréstimos rurais do País – está restringindo recursos para produtores que atuem em novas áreas desmatadas da Amazônia. Ele adere, com isso, à moratória da soja, programa cujo objetivo é não comercializar soja oriunda de áreas desflorestadas no bioma amazônico. Pela iniciativa, o banco inviabiliza o crédito para produtores que tenham desmatado terras após junho de 2006, quando foram fixados os limites das Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Águas mais quentes na costa antártica

Análises recentes das águas profundas que estão vindo à superfície a oeste da Península Antártica (na metade esquerda da foto) mostraram um aquecimento em ritmo exponencial, o maior verificado em toda a Terra atualmente. Segundo o oceanógrafo Doug Martinson, do Lamont-Doherty Earth Observatory (que fica na região afetada), 87% das geleiras alpinas da área estão se retraindo e algumas colônias de pinguins-de-adélia já desapareceram. Além disso, observou-se derretimento do gelo marinho e elevação da temperatura atmosférica.

 

Empresas + verdes

+ O primeiro ônibus elétrico híbrido movido a etanol, produzido pela Itaipu e por empresas parceiras, foi apresentado em dezembro em Foz do Iguaçu (PR). O protótipo integra o Projeto Veículo Elétrico (VE), da Itaipu, que busca reduzir a emissão de gases-estufa e otimizar a diversificação do uso de energia limpa e renovável.

+ Os 60 pontos de coleta da seguradora Porto Seguro na Grande São Paulo, região de Campinas, Vale do Paraíba, litoral paulista e cidade do Rio de Janeiro já estão recolhendo celulares e suas baterias. Em um ano, a empresa coletou cerca de 10 mil litros de óleo de cozinha e 6 toneladas de pilhas, baterias e cartões plásticos.

 

+ Parceria entre a Cargill, a Sabesp e a ONG Trevo, o programa Ação Renove o Meio busca fomentar a coleta de óleo de cozinha usado, com reciclagem para a produção de biodiesel. Serão implantados 140 postos de coleta na área de operação da Sabesp. A Cargill fornecerá os coletores, feitos de PET reciclado. A ONG fará a logística reversa de coleta e destinação do material.

 

 

+ Uma parceria da concessionária de rodovias CCR Via Oeste com o Instituto Butantan e a ONG Pé de Planta começou a reflorestar, a partir de dezembro, 27 hectares da Fazenda São Joaquim, em Araçariguama (SP). A fazenda abriga os cavalos usados no processo de produção de soros do Instituto Butantan. Serão plantadas 46 mil mudas de árvores.

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua

COMPARTILHAR