Amigos pedalam 8 meses na África pela prevenção da cegueira e da surdez

Os jovens distribuíram dispositivos portáteis de diagnóstico que podem ajudar a salvar milhares de pessoas de deficiências auditivas e visuais evitáveis

Os jovens escoceses que distribuíram por toda a África equipamentos de diagnóstico contra a cegueira e a surdez (Crédito: Universidade de St. Andrews, Escócia)

Alex McMaster e Merlin Hetherington, dois amigos escoceses que se conheceram na Universidade de St. Andrews (EUA), passaram oito meses pedalando por toda a África para distribuir dispositivos portáteis de diagnóstico movidos à energia solar que permitem prevenir casos de cegueira e surdez evitáveis.

McMaster, que estuda biologia e geografia, e Hetherington, que se formou em junho de 2018 em medicina, percorreram 10.450 quilômetros do Cairo à Cidade do Cabo. Apesar de enfrentarem 13 furos de pneus e vários encontros com policiais, bandidos e conflitos tribais, os jovens conseguiram distribuir 1.050 equipamentos Arclights e treinar 843 pessoas em todo o continente. O que, com certeza, vai beneficiar muitos milhares de pessoas pelos próximos anos, evitando deficiências desnecessárias. A expedição realizada entre outubro de 2018 e maio de 2019 foi chamada Arclight Tandem Africa.

Arclight: dispositivo portátil de diagnóstico (Crédito: Divulgação Arclight)

O Arclight foi desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Universidade de St. Andrews, funciona simultaneamente como um oftalmoscópio e um otoscópio. É um produto de baixo custo que permite aos usuários tomarem decisões instantâneas que aceleram o acesso ao tratamento – tudo sem ter que se preocupar com eletricidade. Os aparelhos foram entregues em postos médicos de comunidades rurais remotas.

Estima-se que cerca de 285 milhões de pessoas no mundo sofram algum tipo de cegueira e 360 ​​milhões tenham deficiência auditiva. As causas dessas deficiências muitas vezes são evitáveis, mas dependem de um diagnóstico precoce. Entretanto, os equipamentos médicos costumam ser muito caros ou dependem de baterias e lâmpadas.

blog comments powered by Disqus