C&A, Timirim e Mentah foram as vencedoras categoria máxima da quarta edição do Prêmio Ecoera, idealizado pela especialista em sustentabilidade, Chiara Gadaleta, e entregue este ano na sede da S.O.S Mata Atlântica. O objetivo da premiação, criada em 2015, é analisar os mercados de moda, beleza e design com indicadores socioambientais.

As empresas foram analisadas pelo questionário preenchido que mede as boas práticas em três fases – pré-consumo, consumo e pós-consumo e pela atuação – e também pelo impacto em quatro categorias. As categorias se dividem em: Planeta, que avalia práticas relacionadas ao meio ambiente; Pessoas, para as ações relativas aos trabalhadores e comunidades locais; Gênero, sobre os esforços para avançar em igualdade de gênero e empoderamento das mulheres; e por fim o Ecoera, que abrange as três categorias, sendo o prêmio de maior importância atribuído à empresa de maior pontuação. Em cada uma das categorias são premiadas pequenas (até 49 funcionários) e grandes empresas (acima de 250 funcionários).

“As empresas inscritas abriram suas agendas para discutir sustentabilidade em sua cadeia de valor. Com isso, nosso levantamento passou a ser visto como uma ferramenta de autoanálise por parte das empresas e, de procedência, por parte dos consumidores finais consumidores cada vez mais conscientes” explica Chiara Gadaleta, fundadora do Movimento Ecoera.

No sentido horário, começando do alto, representantes da Mentah, Timirim e C&A recebem o troféu do Prêmio Ecoera.

Das 129 marcas que se cadastraram, 26 chegaram às finais neste ano: C&A, Pantys, Farm, Damyller, Agama, Mentah, Proposta Verde, Bemglo, Comas, EcoModas, Face it, Natural, Gaia Alforges, RosaP, Ipadma, LAB77, Maré Relógios, Alhma, Bléque, Envido, Mescla, Timirim, Coletivo de Dois Roupas, Kitecoat, Labot, Rhodia e Undo.