As pessoas costumam dizer que podem conviver com cinco ou menos horas de sono, que o ronco é inofensivo e que tomar uma bebida ajuda a adormecer.

Estes estão entre os mitos mais amplamente aceitos sobre o sono que não apenas moldam os maus hábitos, mas também podem representar uma ameaça significativa à saúde pública, de acordo com um novo estudo publicado online na revista científica “Sleep Health”.

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Nova York revisaram mais de 8.000 sites para identificar as 20 ideias mais comuns sobre o sono. Com uma equipe de especialistas em medicina do sono, eles as classificaram como mito ou como teoria apoiada por evidências científicas, e as separaram de acordo com os danos que os mitos poderiam causar.

“O sono é uma parte vital da vida que afeta nossa produtividade, humor e saúde geral e bem-estar”, diz a pesquisadora principal do estudo, Rebecca Robbins, pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Saúde da População da clínica NYU Langone Health. “Dissipar os mitos sobre o sono promove hábitos de sono mais saudáveis ​​que, por sua vez, promovem uma saúde geral melhor”.

A alegação de algumas pessoas de que elas podem sobreviver com apenas cinco horas de sono estava entre os principais mitos que os pesquisadores conseguiram desfazer com base em evidências científicas. Eles dizem que esse mito também representa o risco mais grave para a saúde causados por déficits de sono a longo prazo. Outro mito é que tirar cochilos ajuda a compensar as noites mal dormidas quando se tem dificuldade para dormir durante a noite. Robbins e seus colegas sugerem criar um horário de sono consistente e passar mais tempo, pelo menos sete horas, dormindo.

Outro mito comum diz respeito ao ronco. O ronco pode ser inofensivo em certos casos, mas também pode ser um sinal de apneia do sono, um distúrbio do sono potencialmente grave em que a respiração é interrompida no decorrer da noite. Os autores encorajam os pacientes a não ignorar o ronco alto, mas sim a procurar um médico, já que esse comportamento do sono pode levar a paradas cardíacas ou outras doenças.

Os autores do estudo também encontraram evidências suficientes em estudos publicados de que, apesar de crenças em contrário, beber bebidas alcoólicas antes de dormir é realmente insalubre para o sono. De acordo com os especialistas, o álcool reduz a capacidade do corpo de atingir o sono profundo, que as pessoas precisam para funcionar adequadamente.

“O sono é importante para a saúde, e é preciso um esforço maior para informar o público sobre esse importante problema de saúde pública”, diz o pesquisador Girardin Jean Louis, professor nos departamentos de Saúde Populacional e Psiquiatria da NYU Langone. “Por exemplo, ao discutir os hábitos de sono com seus pacientes, os médicos podem ajudar a evitar que os mitos do sono aumentem os riscos de doenças cardíacas, obesidade e diabetes”.

Os pesquisadores reconhecem que alguns mitos ainda causam discordância entre os especialistas em sono. Por exemplo, embora dormir demais nos fins de semana atrapalhe o ritmo circadiano natural, para pessoas em certas profissões, como quem trabalha por turnos longos, pode ser melhor dormir mais no sábado e no domingo do que ter menos horas de sono em geral. Essas discrepâncias, dizem eles, sugerem que mais pesquisas precisam ser feitas.

###