• IstoÉ
  • IstoÉ Dinheiro
  • Dinheiro Rural
  • Menu
  • Motorshow
  • Planeta
  • Select
  • Gente
  • GoOutside
  • Hardcore
Anuncie
Assine
Revista Planeta
MenuMenu
FECHAR
  • Home
  • Astronomia
  • Arqueologia
  • Ciência
  • Viagem
  • Espiritualidade
  • Siga-nos:Facebook
Arqueologia05/04/2022

Anel ‘digno de Robin Hood’ que foi do xerife de Nottingham é leiloado

O anel leiloado: Robin Hood teria amado pôr as mãos nele. Crédito: Hansons

05/04/22 - 12h46min

Um anel de 350 anos que pertenceu ao xerife de Nottingham (cujo ocupante do cargo séculos antes foi inimigo do lendário fora-da-lei Robin Hood) foi arrematado por 8.500 libras (cerca de R$ 52 mil) em leilão. O antigo anel de sinete de ouro de alto quilate foi desenterrado por acaso por um felizardo prospector com um detector de metais em uma fazenda em Rushcliffe, no condado de Nottinghamshire, no verão de 2021 no hemisfério norte.

O anel pertenceu a Sir Matthew Jenison, que serviu como Alto Xerife de Nottingham entre 1683 e 1684 e cuidou do estado das árvores na floresta de Sherwood. Sua família ficou conhecida porque teria desviado objetos de valor de um tesouro deixado sob sua custódia durante a Guerra Civil Inglesa do século 17, que nunca foram recuperados. Uma grande quantidade de moedas de prata encontradas na área deu impulso a essa crença.

O anel, que exibe o brasão da família Jenison, foi enviado para ser examinado por especialistas do Esquema de Antiguidades Portáteis do Museu Britânico. Depois da confirmação de sua autenticidade, ele foi enviado de volta ao descobridor, que o colocou em leilão na Hansons Auctioneers, no condado de Derbyshire. Leiloeiros definiram a descoberta como uma que “o lendário fora-da-lei Robin Hood teria amado”.

Xerife posterior

O consultor avaliador da Hansons, Adam Staples, disse: “O anel sobreviveu em condições quase perfeitas e a face frontal traz uma gravação detalhada das armas da família Jenison, dois cisnes separados por uma dobra diagonal. Isso teria sido prensado em cera derretida para selar o brasão da família em cartas e documentos importantes”.

Ele prosseguiu: “Quando menino, eu vagava pela floresta de Sherwood, sonhando acordado com Robin Hood e seu lendário adversário – o xerife de Nottingham. O anel que estamos vendendo está relacionado a um xerife posterior, uma vez que os contos de Robin Hood surgiram no folclore inglês já nos séculos 13 e 14. No entanto, esta descoberta ainda evoca essas memórias e nos dá um vislumbre da vida em Nottinghamshire durante os tempos turbulentos do século 17”.

Nascido em 1654, depois da Guerra Civil Inglesa, Sir Matthew foi nomeado cavaleiro em 1683 e atuou como comissário para examinar árvores em decomposição na floresta de Sherwood enquanto servia como Alto Xerife de Nottingham. Ele foi eleito para o Parlamento como deputado por Newark em 1701. A sorte, porém, não lhe sorriu depois disso: sufocado por dívidas de suas propriedades rurais, ele acabou por infringir a lei e morreu na Prisão Fleet, em Londres, em 1734.

A família Jenison tem origem no condado de Durham, mais ao norte. O ramo de Nottinghamshire da família apareceu pela primeira vez como vereadores de Newark em 1580. A partir daí, cada geração teve representantes entre os vereadores e, depois de 1626, como prefeitos.

Adam acrescentou: “Embora os negócios da família estivessem em boticas (farmácias antigas), a lenda local diz que os Jenisons reuniram grande riqueza de objetos de valor deixados em sua custódia durante a Guerra Civil, que nunca foram recuperados. Essa teoria foi aparentemente corroborada quando um tesouro enterrado de moedas de prata da Guerra Civil foi desenterrado no mesmo campo onde o anel foi encontrado. (...) É um prazer estar envolvido com a venda deste anel”.

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua

Adam Staples