Apenas 20 empresas respondem por mais de 55% dos resíduos de plástico do mundo

Entre os países, a Austrália é a recordista na geração de resíduos de uso único per capita, seguida por Estados Unidos, Coreia do Sul e Reino Unido

Resíduos plásticos: problema de difícil resolução. Crédito: Piqsels

Apenas 20 empresas são responsáveis pela produção de mais de 55% do total de resíduos de plástico descartável no mundo, revelou uma análise divulgada na terça-feira (18/5). O índice Plastic Waste Makers identificou as maiores fabricantes de produtos plásticos de vida útil curta, como sacolas de plástico e garrafas PET. Nessa relação, figuram desde gigantes do petróleo e gás até empresas químicas, desde estatais de porte local até gigantes multinacionais privadas.

Entre as empresas, a ExxonMobil é a maior produtora de lixo plástico descartável do mundo, contribuindo com 5,9 milhões de toneladas de resíduos plásticos, seguida pela Dow (5,5 milhões de toneladas) e pela chinesa Sinopec (5,3 milhões de toneladas). Onze das empresas estão sediadas na Ásia, quatro na Europa, três na América do Norte, uma na América Latina e uma no Oriente Médio. Bancos como Barclays, HSBC, Bank of America, Citigroup e JPMorgan Chase se destacam entre as instituições que financiam essas empresas.

Curiosamente, quem lidera a geração global de resíduos plásticos é a Austrália, com uma média de 59 kg de resíduo de uso único per capita em 2019. Ela está à frente de países como Estados Unidos (53 kg), Coreia do Sul e Reino Unido (44 kg em ambas). Uma parcela minúscula desse material chega a ser reciclada – entre 10% e 15% – todos os anos no mundo. Deutsche Welle, Guardian, Reuters e Veja destacaram esses dados.

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua