Algoritmo detecta depressão pela voz do usuário

A ideia é que estudo possa ser transformado em um aplicativo de celular que detecte como está o humor do usuário

Aplicativo consegue detectar depressão pela voz do usuário / Foto: Imagem de Karolina Grabowska por Pixabay

Uma invenção desenvolvida por uma pesquisadora da Universidade de Alberta, no Canadá, pode se tornar um grande aliado de psicólogos e psiquiatras no diagnóstico da depressão: um algoritmo que consegue detectar sinais da doença pela voz do usuário.

O estudo baseia-se em pesquisas anteriores que sugerem que o timbre da nossa voz contém informações sobre o nosso humor. Usando padrões de dados de referência coletados em estudos anteriores, as pesquisadoras da Universidade de Alberta desenvolveram uma metodologia que combina vários algoritmos de aprendizado de máquina para reconhecer a depressão com mais precisão usando sinais acústicos.

Segundo Eleni Stroulia, professora do Departamento de Ciência da Computação da Universidade, a ideia é que, futuramente, o estudo possa ser transformado em um aplicativo de celular que coletará amostras de voz enquanto as pessoas falam naturalmente.

“O aplicativo, executado no telefone do usuário, reconhecerá e rastreará indicadores de humor, como depressão, ao longo do tempo. Assim como você tem um contador de passos no seu telefone, você pode ter um indicador de depressão baseado na sua voz enquanto usa o telefone”, explica Stroulia.

A ferramenta pode ser útil tanto para apoiar o trabalho de médicos e prestadores de cuidados quanto para ajudar as pessoas a refletirem sobre seus próprios humores ao longo do tempo. “Este trabalho, desenvolvendo uma detecção mais precisa, é o primeiro passo”, acrescentou Stroulia.

A pesquisa foi conduzida também pela estudante de doutorado Mashrura Tasnim e foi apresentada na Conferência Canadense de Inteligência Artificial.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago