Após 12 dias na Estação Espacial Internacional para as filmagens do primeiro filme no espaço, a atriz russa Yulia Peresild e o diretor de cinema Klim Shipenko voltaram à Terra.

Eles pousaram no Cazaquistão no início do domingo (17), de acordo com a transmissão ao vivo pela agência espacial russa. Eles foram transportados de volta para terra firme pelo cosmonauta Oleg Novitsky, que estava na estação espacial nos últimos seis meses.

“O veículo de descida da espaçonave tripulada Soyuz MS-18 estão em solo e seguro. A tripulação está se sentindo bem!”, escreveu a agência espacial russa Roscosmos no Twitter. Os cineastas haviam decolado do Cosmódromo Baikonur, alugado pela Rússia, no Cazaquistão, no início deste mês, viajando para a ISS com o cosmonauta veterano Anton Shkaplerov para filmar as cenas do filme, chamado “The Challenge“.

Se o projeto continuar nos trilhos, a equipe russa vencerá o projeto de Hollywood anunciado no ano passado pela estrela de Missão Impossível, Tom Cruise, juntamente com a Nasa e a SpaceX de Elon Musk.

O enredo do filme, assim seu orçamento, estão sendo mantidos em segredo, mas história gira em torno de uma cirurgiã que é despachada para a ISS para salvar um cosmonauta. Shkaplerov, de 49 anos, junto com os dois cosmonautas russos que já estavam a bordo da ISS, teriam participado do filme.

Mas, a missão teve pequenos contratempos. Quando a equipe de filmagem atracou na ISS no início deste mês, Shkaplerov teve que mudar para o controle manual. E quando os controladores de voo russos conduziram um teste na espaçonave Soyuz MS-18 na sexta-feira, o propulsor da nave disparou inesperadamente e desestabilizou a ISS por 30 minutos, disse um porta-voz da Nasa à agência de notícias russa TASS.

O desembarque deles, documentado por uma equipe de filmagem, também aparecerá no filme, disse Konstantin Ernst, chefe da rede de TV Channel One e coprodutor de “The Challenge“, à AFP.