Após 4 explosões, SpaceX pousa com sucesso primeiro foguete em teste nos EUA

A SpaceX promoveu o primeiro pouso bem-sucedido do protótipo de foguete Starship, no no sul do Texas, nessa quarta-feira (5), depois que quatro tentativas de pouso anteriores terminaram em explosões.

O feito foi um marco importante para a empresa privada de foguetes do bilionário magnata da tecnologia Elon Musk em seu desenvolvimento de um veículo de lançamento de carga pesada reutilizável para transportar astronautas e cargas úteis de grande porte para a Lua e Marte.

A Starship SN15 decolou do local de lançamento da SpaceX, em Boca Chica, Texas, ao longo da costa do Golfo, e atingiu sua altitude máxima planejada de 10 quilômetros (6 milhas), então, pairou momentaneamente antes de voltar à Terra.

Manobrando de volta à posição vertical sob o impulso do foguete enquanto se aproximava do solo, o veículo de 16 andares e três motores fez um pouso suave.

O vôo aconteceu no 60º aniversário do primeiro voo espacial de um astronauta americano – o lançamento de Alan Shepard em uma missão suborbital de 15 minutos no topo do foguete Mercury-Redstone da NASA, no Cabo Canaveral, na Flórida.

O foguete Starship completo, que terá 120 metros de altura, está no centro das ambições de Musk para tornar as viagens espaciais humanas mais acessíveis e rotineiras.

Um primeiro voo orbital de uma nave estelar está planejado para o final deste ano. Musk disse que pretende voar com o bilionário japonês Yusaku Maezawa ao redor da Lua com a nave estelar em 2023

Veja também
+ Jovem grava momento em que mulher morre sem saber que se tratava de sua mãe
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago