Pelo menos 2.800 quilômetros cúbicos (cerca de 739 trilhões de litros) de água doce foram encontrados a menos de 200 metros abaixo do Oceano Atlântico entre a costa de Nova Jersey e Massachusetts, nos Estados Unidos. De acordo com o estudo publicado na semana passada na revista Scientific Reports, o aquífero equivale a 1,1 bilhão de piscinas olímpicas e é o maior do tipo submarino já encontrado na Terra.

Os primeiros indícios da presença dessa massa de água submarina foi obtido durante a perfuração de petróleo na área, ainda em 1970, que chegaram a encontrar bolsões de água doce. Somente em 2015, Kerry Key, geofísico da Universidade de Columbia, e Rob Evans, geólogo e geofísico da Woods Hole Oceanographic Institution, decidiram fazer um levantamento do fundo do mar na costa nordeste dos EUA.

Instrumentos especiais foram colocados no fundo do oceano perto das antigas perfurações feitas pelas petroleiras para medir campos eletromagnéticos e mapear a água. Os resultados mostram que a água doce começa no litoral e se estende por 120 quilômetros de distância em direção ao oceano.

Os pesquisadores acreditam que, após os derretimentos da última era do gelo, essa água se acumulou ali graças a sedimentos rochosos. E continua sendo alimentado por escoamento subterrâneo da costa. A água do aquífero é levemente salgada, já que se mistura um pouco com a água do mar, e precisaria ser dessalinizada para ser consumida.

Encontrar depósitos tão grandes de água doce nos dias de hoje são um alento para a atual situação de escassez que vem se configurando mundo afora. Os pesquisadores esperam que seus estudos ajudem a encontrar outros aquíferos submarinos.