Arqueólogos dizem ter encontrado antiga cidade do Rei Davi, de Israel

De acordo com o Antigo Testamento, Davi se refugiou na cidade de Ziklag quando fugiu do Rei Saul. Arqueólogos acreditam ter encontrado evidências dessa cidade

Rei Davi
Voluntária escava jarros de cerâmica encontrados no sítio Khirbet a-Ra‘i / Foto: Divulgação

Arqueólogos da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Autoridade de Antiguidades de Israel afirmam ter encontrado evidências da antiga cidade de Ziklag, onde o futuro Rei Davi teria se refugiado.

De acordo com os livros de Samuel, que integram o Antigo Testamento, Davi se refugiou na cidade de Ziklag, localizada entre Kiryat Gat e Lachish, quando ele fugiu do Rei Saul.

Os arqueólogos afirmam que encontraram ruínas de um assentamento filisteu dos séculos 12 a 11 a.C, que foi seguido por um assentamento rural do século 10 a.C, o que condiz com o relato bíblico. As ruínas se localizam no sítio arqueológico Khirbet a-Ra‘i, na região da Judeia.

Segundo os registros bíblicos, Davi permanece em Ziklag por 14 meses, sob proteção do rei filisteu Aquis, com mais 600 homens e suas família.

De acordo com os pesquisadores, o sítio arqueológico apresenta indícios de uma transição cultural entre construções tipicamente filistinas, compostas por estruturas de pedra massivas, e um assentamento israelita que veio depois. Também foram encontrados indícios de um incêndio, o que condiziria com os relatos bíblicos de que a cidade teria sido atacada por amaquelitas, um povo inimigo de Israel.

Outros artefatos tipicamente filisteus foram encontrados, incluindo cerâmica estilizadas enterradas na fundação das construções – um sinal de oferenda para trazer boa sorte.

Rei Davi Bíblia
Jarros de cerâmica encontrados no sítio Khirbet a-Ra‘i / Foto: Divulgação

A cidade de Zikglag também é mencionada na bíblia judaica como o local onde os judeus se estabeleceram depois de retornar da Babilônia.

Segundo reportagem do jornal “The Times of Israel“, durante décadas arqueólogos buscaram evidências da existência da cidade de Ziklag em dezenas de sítios arqueológicos, mas nunca encontraram uma forte candidata. Agora, depois de escavarem mil metros quadrados no sítio de Khirbet a-Ra‘i, os pesquisadores acreditam terem encontrado o local que corresponde a todos os requisitos para indicar que aquele é o local exato de Ziklag.

 

COMPARTILHAR
blog comments powered by Disqus