Assista ao PLANETA Ao Vivo sobre longevidade

PLANETA Ao Vivo conversa sobre longevidade com Sérgio Serapião, criador do movimento Lab60+. #planetaaovivo
Assista ao programa na íntegra:

PLANETA Ao Vivo sobre longevidade, com Sérgio Serapião#planetaaovivo

Posted by Revista Planeta on Tuesday, July 17, 2018

Desta vez nosso programa propõe repensar a longevidade. Por muito tempo, o Brasil foi um país jovem, mas a pirâmide etária está invertendo e em 2050, quase 30% dos brasileiros serão de maiores de 60 anos.

E se isso parece distante pra você, pense que daqui a pouco, em 2030, o número de idosos já terá ultrapassado o de crianças até 14 anos e a população brasileira deverá parar de crescer, segundo dados do IBGE. Essa inversão está acontecendo em apenas 40 anos, no Brasil. Enquanto em outros países, principalmente europeus, foi um processo de 100 anos.

E muitas outras mudanças estão acontecendo por conta disso na vida de todos nós. A expectativa de vida hoje é de 75 anos, e temos que pensar cada vez mais longe. É preciso adaptar muita coisa na nossa sociedade para que essa fase da vida possa ver bem vivida. Saúde, trabalho, dinâmicas familiares e também relacionamentos amorosos.

A idade vai chegar para todos – e isso é uma boa notícia! Você já parou pra se perguntar o que quer ser quando envelhecer? Já imaginou o que espera da terceira e da quarta idade? Como você quer estar física e mentalmente depois dos 60? E depois dos 80?

O empreendedor social Sérgio Serapião pensou nisso tudo. E ainda deu um passo além, ele decidiu arregaçar as mangas e agir para preparar o país para quando ele chegar lá, pra poder viver de fato a terceira e também a quarta idade. Começou muito jovem a se dedicar a questões que afetam os mais velhos. Quando ainda tinha 30 e poucos deu início ao movimento Lab60+, que envolve todas as esferas da sociedade para criar um ambiente mais amigável ao aumento da expectativa de vida no Brasil.

Antes de ser empreendedor social, Serapião trabalhou no mercado corporativo por cerca de 15 anos, mas preferiu mudar de vida e mudar a vida de outros para melhor. Ele é cofundador e diretor executivo da Via Gutemberg, consultoria em processos de inovação social em longevidade e sustentabilidade, que tem o selo B, a certificação mundial para negócios que estão a serviço de uma mudança positiva no mundo.

Da realidade que conheceu por meio da consultoria e das oportunidades que enxergou na Via Gutenberg nasceu o Lab60+, que envolve organizações de todos os setores para discutir e propor soluções coletivas para ressignificar o que é ser e realizar com 60 anos ou mais.

Dessas reuniões já surgiram muitas ações na área de saúde: como o circuito maior idade, na área de educação: com a Uni Inversidade, na área laboral: com estímulos para as empresas abrirem vagas aos seniores. Confira muito mais nessa entrevista.

O programa é transmitido ao vivo às terças-feiras, a cada 15 dias, em diferentes plataformas. Você pode assistir aqui no site da PLANETA, pelo nosso Facebook (https://www.facebook.com/revistaplanetaoficial/) ou pelo nosso YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCqS6EslqdX9ZlA2oz5GNmtg).

Até a próxima!

COMPARTILHAR
blog comments powered by Disqus