Astronauta ensina em detalhes como usar o banheiro no espaço

Astronauta explicou tudo em vídeo. Foto: Reprodução/YouTube

Você sabia que a pergunta mais feita para astronautas da International Space Station (Estação Espacial Internacional), nos Estados Unidos, é como eles vão ao banheiro? Curiosamente, existem fatos interessantes sobre fazer as necessidades no espaço. Para explicar melhor sobre isso, o comandante Chris Cassidy fez um vídeo e mostrou como os equipamentos funcionam.

Na gravação, ele, primeiramente, explica que a sensação de “vontade de ir ao banheiro” é exatamente igual a quando eles estão na Terra. De acordo com ele, não existe nenhuma diferença em relação a isso. Ele também mostra o local em que eles têm mais privacidade na hora de fazer suas necessidades. O local é bem parecido com um banheiro de avião.

O “vaso sanitário” também é mostrado pelo comandante e consiste em: um assento bem menor do que o usual e também uma espécie de “balde” que, de acordo com ele, pode suportar até 30 “depósitos”. Para fazer o “número um” é preciso encontrar o painel de controle com uma indicação de luzes que forma a letra V. Em seguida, é preciso acionar uma espécie de “mangueira” para que ela faça a sucção do líquido que irá flutuar no ar.

Já para fazer o “número dois” é preciso sentar no assento, fechar uma sacola de plástico que tem no buraco em que o depósito é feito e empurrar o conteúdo para dentro do balde. Em seguida, o comandante lembra que os bons membros da equipe sempre colocam um outro saco de plástico para o próximo colega que precisará usar o banheiro.

Veja o vídeo:

 

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança