Astronautas aterrissam de volta à Terra durante a madrugada

Enquanto a maior parte dos Estados Unidos dormia na madrugada de domingo, quatro astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional fizeram a viagem de volta para casa.

Os astronautas da NASA Victor Glover, Michael Hopkins e Shannon Glover, junto com Soichi Noguchi, da Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA), embarcaram em sua cápsula SpaceX Crew Dragon, batizada de Resilience, às 20h30 do sábado. Seis horas e meia depois, todos os quatro estavam em segurança de volta à Terra, caindo na costa da Flórida às 2h56 da madrugada do domingo.

Foi a primeira aterrissagem noturna de uma nave espacial americana tripulada desde que a Apollo 8 retornou à Terra, em 1968.

A jornada noturna dos quatro astronautas completou uma viagem que começou em 15 de novembro de 2020, quando um foguete SpaceX carregou os mesmos quatro astronautas para o espaço. No total, os astronautas passaram 168 dias em órbita, sendo 167 dias a bordo da ISS (o resto foi tempo de trânsito).

Uma brigada de navios de recuperação puxou a tripulação após a queda no oceano rapidamente porque as ondas podem causar enjôo grave nos astronautas. Quando questionado sobre qual prato ele estava ansioso para provar, Hopkins reconheceu durante uma entrevista coletiva, nesta segunda-feira (3), que provavelmente não estará se sentindo bem para uma refeição gourmet.

“Se eu tiver apetite, já será um bônus”, disse Hopkins.
Glover fez história com essa missão: além de ser o primeiro voo ao espaço, ele se tornou o primeiro negro a cumprir uma missão de tripulação de longa duração na ISS. “Uma coisa que realmente me impactou profundamente foi a primeira vez que saí do assento depois que [nossa espaçonave] estava em órbita segura e olhei pela janela e vi a Terra a 400 quilômetros de altura”, disse Glover.
“Jamais esquecerei aquele momento … Não era sobre a vista. Era como a vista me fazia sentir … a Terra é incrível. É linda. Ela nos protege, por isso devemos trabalhar duro para protegê-la”, completou.

Outra missão SpaceX, apelidada de Crew-2, já está em andamento, após um lançamento bem-sucedido no final de abril que transportou dois astronautas da NASA, um astronauta JAXA e um astronauta da Agência Espacial Europeia.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança