Avó inglesa de 70 anos limpa 52 praias em um ano

Inspirada por um documentário sobre poluição por lixo plástico, a inglesa Pat Smith definiu essa missão como resolução de Ano Novo e já foi além da sua promessa

A inglesa Pat Smith, de 70 anos, decidiu se mexer para limpar o planeta. Nunca é tarde! (Crédito: The Final Straw)

Não existe limite de idade para cuidar do meio ambiente. O maior exemplo disso hoje é a inglesa de 70 anos, Pat Smith, que dedicou seu ano de 2018 a limpar o lixo de 52 praias na Cornualha, condado na costa sudoeste da Inglaterra. Sua missão ecológica foi uma resolução de Ano Novo: tornar sua comunidade um lugar melhor e mais limpo. E foi inspirada por um documentário sobre poluição por lixo plástico que ela assistiu no ano anterior.

Freqüentemente, voluntários de todas as idades se uniam a ela, incluindo seus netos, ou ela colaborava com outros ativistas, como Martin Dorey, fundador da 2 Minute Beach Clean; Wayne Dixon, embaixador do Keep Britain Tidy, e voluntários do Beach Guardian e do Surfers Against Sewage. Ao longo do ano, Smith limpou praias de Coverack, na península de Lizard, até Blackpool Sands, em Devon.

Muitos voluntários, inclusive seus netos, se uniram à vovó Pat para limpar as praias da Cornualha (Crédito: The Final Straw)
Exemplos de pequenos fragmentos de lixo encontrados nas areias das praias da Inglaterra (Crédito: The Final Straw)

Antes dessa cruzada, Pat fundou em meados de 2017 a The Final Straw Cornwall (O último canudo da Cornualha, em tradução livre) para desestimular o uso de produtos descartáveis de plástico na sua região. Até o momento, ela encorajou 600 empresas locais a pararem de usar plástico desnecessário. Ela se esforça para tornar sua cidade natal um exemplo para o movimento livre de plástico no Reino Unido.

Agora que o governo do Reino Unido anunciou que vai proibir canudos de plástico, ela também quer destacar outros itens descartáveis ​​como copos e embalagens de supermercados para encorajar outros a reduzirem a quantidade de produtos descartáveis.

Mesmo depois de finalizada sua meta, ela continua trabalhando nas praias, e ainda expandiu seus esforços para o interior do condado. Ela está combatendo o lixo que está sendo lavado de lugares interiores para o mar. Recentemente foi nomeada como uma embaixadora da Keep Britain Tidy.

blog comments powered by Disqus