Ayahuasca pode reduzir consumo de álcool e drogas

Segundo estudo, quanto mais ingeriram o chá alucinógeno amazônico, menos as pessoas investigadas consumiram bebidas alcoólicas ou drogas

Chá de ayahuasca em preparo na Amazônia equatoriana: consumo leva o usuário a se distanciar do álcool e das drogas. Crédito: Terpsichore/Wikimedia Commons

O tradicional chá alucinógeno amazônico ayahuasca pode ajudar as pessoas com problemas com drogas e álcool a parar de consumi-los, de acordo com cientistas da Austrália, do Brasil e da Espanha. O estudo foi publicado na revista Drug & Alcohol Review.

Os pesquisadores avaliaram 8.629 usuários de ayahuasca na internet. Segundo eles, quanto mais as pessoas usaram ayahuasca, menos provável que elas ingerissem álcool ou usassem drogas. O efeito foi mais forte entre usuários de ayahuasca que tiveram problemas anteriores com abuso de substâncias.

Indivíduos que relataram mais experiências espirituais e maiores percepções pessoais enquanto viajavam com a ayahuasca, e aqueles que beberam ayahuasca como participantes de grupos que bebem ayahuasca com finalidades religiosas também estavam entre os menos propensos a usar álcool ou outras drogas, de acordo com os pesquisadores.

A ayahuasca é tradicionalmente feita com uma videira chamada Banisteriopsis caapi, que contém a poderosa substância psicodélica dimetiltriptamina (DMT). São utilizadas também outras plantas, como Psychotria viridis e Diplopterys cabrerana, que aumentam os efeitos do DMT.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago