O tradicional chá alucinógeno amazônico ayahuasca pode ajudar as pessoas com problemas com drogas e álcool a parar de consumi-los, de acordo com cientistas da Austrália, do Brasil e da Espanha. O estudo foi publicado na revista Drug & Alcohol Review.

Os pesquisadores avaliaram 8.629 usuários de ayahuasca na internet. Segundo eles, quanto mais as pessoas usaram ayahuasca, menos provável que elas ingerissem álcool ou usassem drogas. O efeito foi mais forte entre usuários de ayahuasca que tiveram problemas anteriores com abuso de substâncias.

Indivíduos que relataram mais experiências espirituais e maiores percepções pessoais enquanto viajavam com a ayahuasca, e aqueles que beberam ayahuasca como participantes de grupos que bebem ayahuasca com finalidades religiosas também estavam entre os menos propensos a usar álcool ou outras drogas, de acordo com os pesquisadores.

A ayahuasca é tradicionalmente feita com uma videira chamada Banisteriopsis caapi, que contém a poderosa substância psicodélica dimetiltriptamina (DMT). São utilizadas também outras plantas, como Psychotria viridis e Diplopterys cabrerana, que aumentam os efeitos do DMT.