Balançar para dormir melhor, comprova estudo

Com o balanço constante da cama, os voluntários não só conseguiram dormir mais rapidamente como também dormiram mais profundamente e acordaram menos

O balanço suave do sono na rede beneficia a memória (Foto: iStock)

Aqueles que usam rede para dormir têm vantagens inesperadas sobre as demais pessoas que repousam na cama, afirmam pesquisadores suíços. Em seu estudo, publicado em janeiro na revista “Current Biology”, cientistas das universidades de Lausanne e de Genebra descrevem uma experiência na qual monitoraram 18 jovens que dormiram uma noite em uma cama fixa e outra em uma cama que balançava suavemente de um lado para o outro.

Usando a segunda opção, os voluntários não só conseguiram dormir mais rapidamente como, uma vez dormindo, eles também passaram mais tempo no sono de movimentos oculares não rápidos, dormiram mais profundamente e acordaram menos.

Em seguida, os pesquisadores procuraram os efeitos disso na memória. Para avaliar a consolidação da memória, os participantes estudaram duplas de palavras. Os pesquisadores então mediram a precisão para relembrar essas palavras associadas em uma sessão noturna, em comparação com a manhã seguinte, quando acordaram. Eles descobriram que as pessoas se saíram melhor no teste da manhã quando foram balançadas durante o sono.

Outros estudos mostraram que o movimento contínuo de balanço ajudou a sincronizar a atividade neural nas redes tálamo-corticais do cérebro, que desempenham um papel importante na consolidação do sono e da memória.

As pesquisas deverão ser aprofundadas futuramente para se descobrir o efeito desse balanço em pessoas com problemas de saúde e, em especial, em idosos.

Veja também
+ Jovem grava momento em que mulher morre sem saber que se tratava de sua mãe
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago