Bolinha Preta: no Dia da Terra, nosso planeta na escuridão brilhante

Nasa lembra os 50 anos do Dia da Terra com imagem de satélite que mostra as luzes noturnas das Américas

Black Marble: os contornos das Américas são traçados por suas luzes noturnas. Crédito: Nasa Earth Observatory/Joshua Stevens, com dados do Suomi NPP VIIRS de Miguel Román/Goddard Space Flight Center/Nasa

Cinquenta anos atrás, em 22 de abril de 1970, pessoas em todo o mundo marcaram o primeiro Dia da Terra. Neste Dia da Terra de 2020, em que a maior parte da população terrestre está fisicamente separada por necessidade, a Nasa ressalta: “(…) ainda podemos apreciar coletivamente a beleza de nosso planeta e a extraordinária ciência que nos ajuda a entender como tudo funciona – e podemos fazê-lo em nossas casas”.

A foto acima – apelidada pela Nasa de Black Marble (“Bolinha Preta”, em referência à famosa Blue Marble – “Bolinha Azul” –, feita pelos astronautas da Apollo 17 em 1972) – é uma das várias imagens globais divulgadas em 2017 com material do satélite Suomi National Polar-orbiting Partnership (NPP). Lançado em 2011, esse satélite é uma parceria da Nasa e da agência meteorológica americana (NOAA). Desde o lançamento, uma equipe de pesquisa do Goddard Space Flight Center, da Nasa, liderada pelo geocientista Miguel Román, analisou dados de luzes noturnas e desenvolveu novos softwares e algoritmos para produzir imagens mais nítidas, precisas e prontamente disponíveis dessas luzes.

Foto ao estilo “Blue Marble” feita em 2000, que também mostra o lado das Américas do planeta. Crédito: Nasa/GSFC/NOAA/USGS

Esta imagem composta, uma das três novas visões do hemisfério completo, oferece uma visão das Américas à noite. As nuvens e o brilho do sol – adicionados aqui para efeito estético – são derivados dos produtos MODIS para superfície terrestre e cobertura de nuvens. O MODIS (Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer) é um instrumento científico que a Nasa lançou na órbita da Terra pela primeira vez em 1999, a bordo do satélite Terra.

LEIA TAMBÉM: Bola de gude

A Nasa promove este Dia da Terra diferente de 2020 com uma página especial: #EarthDayAtHome with NASA. Suas imagens noturnas da Terra, reunidas em um ebook, podem ser baixadas em Earth at Night.