Brasil desperdiça quase 40% da água potável que produz

Volume desperdiçado é quase o dobro das necessidades das pessoas que não possuem acesso à água no país atualmente

A escassez de água em algumas regiões torna ainda mais sério o problema do desperdício de água potável no Brasil. Crédito: EBC

Mesmo com milhões de brasileiros sem acesso à água potável, o desperdício de água está aumentando no país. Segundo um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, 39,2% da água potável captada no Brasil foi desperdiçada em 2019, um aumento de 2,5% em relação a 2015. O volume desperdiçado poderia encher cerca de 7,5 mil piscinas olímpicas com água tratada todos os dias, ou sete vezes o volume dos reservatórios da Cantareira, maior sistema de captação de água da região metropolitana de São Paulo.

As maiores perdas se concentraram nas regiões Norte (55,2%) e Nordeste (45,7%). Elas são seguidas por Sul (37,5%), Sudeste (36,1%) e Centro-Oeste (34,4%). De acordo com a análise, 15 estados brasileiros registraram taxa de desperdício de água potável superior à média nacional. O destaque fica para Amapá (74%), Amazonas (68%) e Roraima (65%). Nas capitais, a região Norte novamente desponta na liderança do desperdício de água, com Porto Velho/RO (84%), Macapá/AP (74%) e Manaus/AM (72%) na liderança do ranking.

A maior parte da perda de água potável (60%) se deveu a problemas de infraestrutura na rede de distribuição hídrica, como canos estourados e tubulações corroídas. Essa quantidade de água seria suficiente para abastecer as necessidades diárias de mais de 63 milhões de brasileiros – o que atenderia com folga os quase 35 milhões de pessoas que não possuem acesso à água no país atualmente. Furtos e erros de leitura dos hidrômetros correspondem ao restante da água desperdiçada.

CBN, CNN Brasil, G1, Poder360, UOL e Veja destacaram o levantamento do Trata Brasil sobre o desperdício de água.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago