Briga entre casal pode ter resultado no primeiro crime cometido no espaço

Astronauta americana é acusada por ex-mulher de falsidade ideológica e de acessar sua conta bancária indevidamente enquanto estava na Estação Espacial Internacional

A astronauta Anne McClain é acusada pela ex-mulher de falsidade ideológica / Foto: Nasa

Até onde se sabe, a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) é um ambiente livre de crimes e contravenções. Mas um desentendimento entre um casal pode ter resultado no primeiro crime cometido a partir do espaço.

A astronauta Anne McClain, que estava na ISS até dois meses atrás, foi acusada por sua ex-esposa, Summer Worden, de acessar indevidamente sua conta bancária.

Segundo reportagem do “New York Times“, Summer, uma ex-oficial da inteligência da Força Aérea dos Estados Unidos, descobriu que alguém acessou sua conta de uma rede registrada pela Nasa.

Anne admitiu que acessou a conta bancária de Summer enquanto estava na ISS, mas disse, por meio de seu advogado, que fez isso porque suas finanças ainda estavam misturadas às da ex. Mas Summer acusou a astronauta de roubo de identidade e acesso impróprio a seus dados bancários e registrou reclamações junto à Nasa e à Federal Trade Commission, agência independente do governo dos Estados Unidos que cuida da proteção ao consumidor.

Investigadores do escritório do inspetor geral da Nasa conversaram tanto com Anne, quanto com Summer, para entender melhor a acusação deste que pode ser a primeira alegação de crime cometido no espaço na história.

Em depoimento à Nasa, Anne alegou novamente que não cometeu nenhum crime e que estava apenas fazendo o que sempre fez, com a anuência de Summer: checando as finanças da família para ver se estava tudo em ordem. Anne também afirma que continuou usando a mesma senha que antes, e que sua ex-mulher nunca pediu para ela deixar de acessar a conta.

As duas também estão envolvidas em uma disputa relacionada à guarda do filho de Summer.