Buraco negro supermassivo deixa suas marcas no céu

Nuvem de gás que rodeia o grande buraco negro no centro da galáxia NGC 1068 chega a até 300 anos-luz de distância dele

Imagem composta dos telescópios Chandra, de raios X azul/verde), e Hubble, de luz visível (vermelho) da galáxia NGC 1068: gás quente emanando do buraco negro central a velocidades altíssimas. Créditos: Raio X – Nasa/CXC/MIT/UCSB/P.Ogle et al .; Óptico – Nasa/STScI/A.Capetti et al.

Esta imagem composta de raios X (azul e verde) e óptica (vermelha) de 2003 da galáxia ativa NGC 1068 mostra gás soprando em um vento de alta velocidade das proximidades de um buraco negro supermassivo central. Regiões de intensa formação de estrelas nos braços espirais internos da galáxia são destacadas por emissão óptica (luz visível) e de raios X.

A NGC 1068 (ou Messier 77) é uma galáxia espiral descoberta pelo astrônomo francês Pierre Méchain em 1780 na constelação de Cetus. Foi catalogada por Charles Messier, colega de observatório de Méchain, em 17 de dezembro daquele ano. Ela está a 47 milhões de anos-luz da Terra.

A forma alongada da nuvem de gás visível na foto teria origem no efeito de afunilamento de um toro, ou nuvem em forma de rosquinha, de gás frio e poeira que rodeia o buraco negro. O toro, que aparece como uma mancha branca alongada nas imagens de raios X de três cores, tem uma massa cerca de 5 milhões de vezes maior que a do Sol. As observações de rádio indicam que esse toro se estende de alguns anos-luz do buraco negro até cerca de 300 anos-luz.

Os raios X observados no toro são raios espalhados e refletidos. Eles provavelmente vêm de um disco oculto de gás quente formado quando a matéria gira muito perto do buraco negro. O toro é uma fonte de gás no vento de alta velocidade, mas o disco oculto também pode estar envolvido. O aquecimento do gás por raios X mais longe na galáxia contribui para as partes externas mais lentas do vento.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago