C&A Brasil lança coleção de camisetas mais sustentável do mundo

Empresa reforça seu compromisso com a moda circular no segundo semestre de 2021 e lança duas coleções-cápsulas com atributos de sustentabilidade

Camiseta da coleção Ciclos: avanço no rumo da moda circular. Crédito: Divulgação

Em linha com o seu propósito de oferecer uma moda com impacto positivo, a C&A Brasil anuncia o lançamento de duas novas coleções-cápsulas com atributos de sustentabilidade que vão desde o uso de algodão mais sustentável em 100% das peças, uso de energia renovável e água recirculada no processo de produção. A partir da segunda quinzena de agosto, quem visitar o e-commerce da companhia, via site ou aplicativo, ou passar por algumas de suas lojas físicas encontrará a coleção mais sustentável do mundo, chamada Ciclos, e a linha Mindse7 Sport + Sustentável, que traz roupas esportivas de poliamida biodegradável da marca.

A nova entrada de Ciclos revoluciona, mais uma vez, o varejo de moda brasileiro ao trazer para o mercado a primeira coleção de malha da C&A com a renomada certificação mundial Cradle to Cradle® nível Gold produzida 100% em solo brasileiro. Até outubro de 2020, somente indústrias têxteis da Europa e da Ásia detinham essa certificação que assegura que as todas as peças foram pensadas e criadas em sua totalidade – isto é, da escolha do tecido, ao fio usado na etiqueta – com o uso materiais e produtos seguros, circulares, garantido ainda responsabilidade socioambiental em todo o processo.

Objetivo alcançado

Após dois anos de treinamentos intensos e rígidos processos de auditoria, a C&A alcançou o seu objetivo e trouxe essa certificação para a América Latina e o Brasil. A partir de agora, a companhia e dois dos seus fornecedores estimulam a indústria têxtil nacional a repensar o seu modelo de trabalho e a adotar inovações em sustentabilidade que contemplam todos os processos e ciclo de vida do produto, geralmente olhados pela indústria de forma apartada. Ou seja, em cada coleção Ciclos:

  • 100% da água utilizada no processo de produção foi recirculada, ou seja, após utilizada, ela foi tratada e devolvida para o meio ambiente com qualidade igual ou superior à inicial;
  • 100% de todo o algodão utilizado, incluindo até mesmo as linhas de costura, são de origem mais sustentável (adquiridos como BCI ou orgânico certificado na origem, respectivamente);
  • 50% da energia utilizada veio de origem renovável, ou fomentou esse tipo de geração;
  • 100% dos produtos químicos utilizados não apresentam riscos para o meio ambiente e as pessoas, além de não conter metais pesados e perigosos nos botões.
  • 100% dos produtos foram fabricados por empresas que mantêm condições de trabalho em padrões superiores ao da legislação local para seus funcionários.

Para celebrar esse marco na indústria da moda brasileira, a nova coleção-cápsula Ciclos conta com camisetas femininas e masculinas estampadas com um dos licenciados mais queridos do Brasil: o Mickey Mouse.

Mindse7 Sport + Sustentável

Como parte do processo progressivo da C&A de fazer uma moda com impacto positivo, a C&A também lança a linha Mindse7 Sport + Sustentável que alia informação de moda, tecnologia e redução do impacto no meio ambiente, já que a coleção foi produzida com tecidos que possuem atributos de sustentabilidade e menor tempo de decomposição.

O tecido utilizado na coleção é construído a partir de poliamida biodegradável Amni Soul Eco®, que se decompõe em menos de três anos quando descartada corretamente em aterros sanitários. Para se ter uma ideia, em média, um tecido feito de poliamida comum demora 30 anos [de acordo com dados da Solvay e Fiocruz] para se decompor. Entretanto, mesmo com essa redução, a C&A ressalta que preferencialmente as peças devem ser encaminhadas para reúso ou reciclagem antes de ser dada essa destinação final.

Para isso, a marca disponibiliza as urnas do Movimento ReCiclo, iniciativa que oferece uma alternativa para a doação de roupas usadas que, posteriormente, serão encaminhadas a instituições parceiras para reúso ou reciclagem. Atualmente, as urnas estão disponibilizadas em mais de 175 lojas espalhadas por todo o Brasil.

#VistaAMudança

Os lançamentos fazem parte do movimento #VistaAMudança da C&A, que promove iniciativas de sustentabilidade para preservar o futuro do planeta. A iniciativa visa ainda ampliar a oferta de produtos feitos com matérias-primas mais sustentáveis, ter uma abordagem para economia circular, promover condições de trabalho justas e seguras para a rede de fornecimento da companhia e engajar clientes e funcionários em busca de uma moda com impacto positivo.

O que é o a Padrão de Produto Certificado Cradle to Cradle®?

O Padrão de Produto Certificado Cradle to Cradle®nível gold é o padrão mais avançado do mundo para materiais e produtos seguros, circulares e responsáveis. A Certificação Cradle to Cradle® nível gold verifica questões como segurança, circularidade e responsabilidade de materiais e produtos em cinco categorias críticas para a performance sustentável: saúde do material; circularidade do produto, ar limpo e proteção do clima, gestão da água e do solo; e justiça social.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago