Campeã da educação

"Cada criança é como um palito de fósforo, ou seja, uma luz em potencial. Se a oportunidade não vem – ninguém risca o fósforo –, a criança não se ilumina. E essa luz, que faz as pessoas brilharem e desenvolverem seus potenciais, é a educação."

A psicóloga e empresária Viviane Senna é a responsável por concretizar um sonho do irmão Ayrton, piloto que se tornou um dos maiores ícones esportivos do Brasil: investir em educação para ajudar o país a reduzir as desigualdades sociais e criar oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens. O Instituto Ayrton Senna, que ela fundou em 1994 (ano em que Ayrton morreu) e preside até hoje, pesquisa e produz conhecimentos para melhorar a qualidade da educação, colocando à disposição das administrações públicas, sem custos, serviços de gestão do processo educacional que abrangem diagnóstico e planejamento, formação de gestores e educadores, desenvolvimento de soluções pedagógicas e tecnológicas inovadoras.

A cada ano, o instituto capacita 60 mil educadores, e seus programas – como o EduLab21, que une ciência e educação – beneficiam diretamente cerca de 2 milhões de alunos em mais de 1.300 municípios do país. Essa atuação lhe rendeu reconhecimentos de instituições do porte da Unesco, em 2003, e da Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2012. Incansável, Viviane faz parte de conselhos consultivos e administrativos de várias empresas, e ainda preside o comitê técnico do movimento Todos pela Educação (que ajudou a fundar), o maior fórum nacional de debates e mobilização sobre o assunto.

COMPARTILHAR
blog comments powered by Disqus