• IstoÉ
  • IstoÉ Dinheiro
  • Dinheiro Rural
  • Menu
  • Motorshow
  • Planeta
  • Select
  • Gente
  • GoOutside
  • Hardcore
Anuncie
Assine
Revista Planeta
MenuMenu
FECHAR
  • Home
  • Astronomia
  • Arqueologia
  • Ciência
  • Viagem
  • Espiritualidade
  • Siga-nos:Facebook
Empresas verdes27/12/2021

Carrefour e Klabin desenvolvem economia circular para papéis

Crédito: Centro de Comunicación de las Ciencias de la Universidad Autónoma/Wikimedia Commons

27/12/21 - 13h34min - Atualizado em 27/12/21 - 12h46min

Em uma parceria que fomenta a economia circular, a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do país, se uniu ao Carrefour, líder do varejo alimentar, para promover a logística reversa e a reciclagem de resíduos de papéis. Após esse processo, os materiais retornarão à cadeia de consumo como embalagens para o comércio eletrônico da rede varejista.

O projeto piloto, iniciado em maio deste ano, já apresenta resultados e, agora, alcança 37 lojas do estado de São Paulo, entre capital, interior e litoral. Neste período, foram coletadas mais de 1.600 toneladas de papel, que puderam ser convertidas em embalagens de papelão ondulado.

Na prática, o Carrefour direcionará, por meio de um parceiro especializado, as embalagens de papel-cartão e de papelão ondulado para as unidades de processamento da Klabin, localizadas em Franco da Rocha, Paulínia e Piracicaba, no estado de São Paulo.

O Grupo Carrefour Brasil tem investido em uma mudança fundamental dos paradigmas dos processos operacionais do varejo, combatendo o desperdício e promovendo a transição da economia linear para uma economia circular. "Como a maior empresa do varejo de alimentos do país, entendemos nossa responsabilidade com os brasileiros e utilizamos a força de nossas marcas, a capilaridade de nossa atuação e a influência que exercemos sobre a cadeia de valor para impactar positivamente a sociedade, engajando parceiros e clientes com ações sustentáveis", afirma Lucio Vicente, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

Economia circular na prática

Por meio de um processo de Eco Design (conjunto de técnicas ecoambientais que promovem manejo consciente dos recursos naturais e não renováveis), o material reciclado é reintegrado na cadeia como matéria-prima e reutilizado na produção de novas embalagens. O consumidor poderá identificar as embalagens oriundas da ação por meio de uma identificação que será utilizada pelo e-commerce da rede varejista.

Para Flávio Deganutti, diretor de Papéis da Klabin, o avanço na transição da economia linear para um modelo circular requer iniciativas que fechem o ciclo de consumo dos produtos, ou seja, antevejam como reinserir os materiais na cadeia produtiva após seu uso. "Um dos principais benefícios da ação é aumentar a reintrodução do resíduo de papel na cadeia produtiva. Por consequência, garantimos um ciclo contínuo da matéria-prima em novos produtos, gerando uma cadeia integrada de valor", afirma.

A criação de parcerias que endereçam iniciativas de economia circular é uma das metas da Agenda 2030 da Klabin, que define os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), um conjunto de compromissos de curto, médio e longo prazos que organizam e orientam os marcos Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) prioritários para a empresa, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

De acordo com Douglas Dalmasi, diretor de Embalagem da Klabin, o modelo circular depende do engajamento de cada elo da cadeia produtiva, desde os governos, que criam políticas públicas, passando por indústria e grandes marcas, até chegar ao consumidor final, um importante elemento dessa relação. "Estamos muito satisfeitos em implementar essa ação com o Carrefour, um parceiro estratégico para modelos de logística reversa como este, em especial pelo potencial de escala", finaliza.

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua

Carrefour