CARTAS

Grandes navegações

Genial a reportagem “A história não contada das grandes navegações” (PLANETA nº 432), sobre as descobertas marítimas de Portugal. Agora consigo entender por que nossos políticos são assim. Rogério Marques, advogado, São Paulo, SP.

E-mail: leda.uemura@gmail.com

Quero parabenizar a revista pela matéria “A história secreta das grandes navegações” (PLANETA nº 432). Ela vem nos dar uma visão bem diferente das que aprendemos, cheias de glamour sobre as grandes descobertas. Muito interessante e curiosa. Ricardo Moreira, bancário, SP.

E-mail: moreiras10@yahoo. com.br

Olá, pessoal da PLANETA: gostamos muito das reportagens que vocês publicam. Começamos a ler a revista por acaso. Nossa avó é assinante e, um dia, pegamos a revista para ler. Gostaríamos de parabenizá-los pela matéria “A história secreta das grandes navegações”, que fala sobre a história do Brasil e mostra o famoso primeiro mapa do País. Danilo Francisco Bernardes e Raphael Buso, São Paulo, SP.

Doação de livros

Sou presidiário e não tenho condições financeiras para adquirir livros dos autores Carlos Castañeda e J. Krishnamurti. Gostaria de receber doações dessas obras, a fim de poder dar continuidade aos meus estudos. Armando Cavalcante de Albuquerque, Residencial da Águas, rua das Dunas, 145, Aracaju, SE, CEP 49038-360.

Viajologia

Fiquei fascinada com a reportagem sobre Tiwanaku (PLANETA, edição nº 431) e envergonhada pela minha ignorância. Nunca tinha ouvido falar nessa celebração e percebi que conheço muito pouco a respeito da Bolívia e de sua cultura. Suely Dutra, Coroa Grande, RJ.

E-mail: suelymdutra@gmail.com

Caro Haroldo Castro, li com grande interesse sua reportagem sobre Mianmar na revista PLANETA nº 429. Parabéns pelo belo trabalho. Solicito que você me envie detalhes sobre o Clube de Viajologia. Já tive a oportunidade de viajar a dezenas de países. Boa sorte! Alceu Dornelles Paim, Bombinhas SC. Email: alceu_paim@ibest.com.br

Responde Haroldo Castro: Oi, Alceu, obrigado por seu e-mail sobre Mianmar, um país maravilhoso, mas que infelizmente sofre sob o jugo da ditadura militar local. Todos os detalhes do conceito do Clube de Viajologia – ele só existe no mundo virtual da internet – estão no website. Visite www.viajologia.com.br e lá você poderá fazer seu Teste de Viajologia, Brasil ou Mundo. Convido-o também a visitar meu blog Viajologia,

http:// www.viajologia.globolog.com.br/

Malta belíssima

Sou leitora assídua dessa revista. O número de setembro de 2008 (PLANETA nº 432) está excepcional. Li e reli as matérias, que, no meu conceito, ficaram um primor, em especial a da viagem feita a Malta, por Johnny Mazzilli. Se for possível, peço que publiquem o contato do repórter, pois minha família vem do Mediterrâneo e gostaria de tirar mais algumas dúvidas sobre a viagem. Dilcéia Silva.

E-mail: dil.20011@hotmail.com

Nota da Redação: Cara Dilcéia, o email de Johnny Mazzilli é johnny@ geosfera.com.br

Futuro do universo

Como todas as matérias dessa revista, a reportagem sobre o futuro do universo (PLANETA, edição nº 430) merece todo o aplauso, por esclarecer questões importantes de astrofísica, cosmologia, entre outras. No entanto, é preciso levar em consideração que o universo que estamos vendo e examinando hoje não existe mais. Ele é apenas a imagem de alguma coisa que existiu há bilhões, milhões ou milhares de anos-luz. É apenas um “fantasma” do universo atualmente existente. Este nos é totalmente desconhecido. E depois de tantos anosluz de diferença, não sabemos o que está acontecendo no universo hoje. Assim, como podemos pensar no futuro do universo? Deveríamos pensar em como reduzir essa barreira do tempo e da distância para termos um conhecimento real do universo. Ezequiel Athayde.

Email: ezequielathayde@oi.com.br

Aquiropita

O sucesso da 82ª Festa de Nossa Senhora Aquiropita, que se encerrou em 31 de agosto, superou todas as nossas expectativas, não apenas em relação ao número de participantes, mas também pela demonstração de fé das pessoas. Esses resultados foram obtidos graças à generosidade e o apoio dessa revista, com a reportagem “A Madona do Bixiga” (PLANETA nº 431), que representou um belo trabalho de divulgação da festa. Assim, queremos expressar nossa gratidão à PLANETA, em nome de todos os carentes assistidos pelas Obras Sociais Nossa Senhora Achiropita. Muito obrigado. Padre Paulo Sérgio Correia, coordenador de relações públicas da Igreja Nossa Senhora Aquiropita, e Miguel e Mônica, da equipe organizadora da festa.

E-mail: festa@achiropita.org.br

Kriya ioga

Linda a matéria de Inês Castilho “Kriya ioga – Uma linhagem de mestres” (PLANETA nº 432). Ficaria feliz se a revista publicasse matéria com o Mestre Paramahansa Yogananda, citado no texto. Gileno Xavier.

E-mail: gaxavier@hotmail.com

Trabalho acadêmico

Meu nome é Diana Bessas e sou estudante de comunicação social em Belo Horizonte, Minas Gerais. Tenho de desenvolver um trabalho acadêmico a respeito de uma revista. Escolhi PLANETA devido à credibilidade e aos seus excelentes textos. Espero contar com vocês para dar seqüência a esse trabalho.

Gostaria que me enviassem informações sobre a história da revista, perfil dos públicos, número de edições, de assinantes, expectativas e cobertura, enfim, todos os dados que julgarem necessários para uma boa apresentação da revista. Sou assinante de PLANETA e reforço a minha escolha pela excelência dessa publicação. Diana Bessas.

E-mail: dianabessas@yahoo.com.br

O poder da burrice

Mudei meu conceito sobre várias situações do mundo e da vida após ler a matéria “O poder da burrice” (PLANETA nº 432). Uma frase dela se fixou na minha mente: “A burrice sempre esteve, está e estará presente no cotidiano das pessoas.” Até então, eu pensava que atitudes tomadas por conquistadores, por pessoas poderosas, dotadas de um pensamento diferenciado do resto das pessoas, fossem iluminadas por uma inteligência fora do comum ou por uma loucura sem precedentes, já que tentavam conquistar ou modificar situações impossíveis de serem conquistadas ou modificadas.

Quantos exemplos já tivemos e continuamos a ter de pessoas que possuem o poder e que pensam poder invadir outras nações só para satisfazer os seus egos “burricais”, querendo que as coisas funcionem à maneira delas?

Eu achava que comportamentos desse tipo surgiam em mentes totalmente contaminadas e envenenadas pelo poder. Ledo engano, o meu. A matéria de PLANETA sobre a burrice me fez ver que o poder tem mesmo a capacidade de emburrecer até as pessoas mais sensatas, mais sensíveis, tanto nos escalões dos governos quanto no setor privado.

Sempre onde houver um chefe que olhe para os seus subordinados de cima dos ombros, como se estes fossem seres inferiores, seu olhar será, com certeza, movido pela burrice. Célio Roberto de Araújo, Areado, MG, CEP-37140-000.

E-mail: celcar@ip3.com.br

Quero parabenizar a revista pela ousadia de publicar uma matéria politicamente incorreta e ainda a colocarem na capa: “O poder da burrice”. O jornalismo anda muito comportado nos últimos anos. Leonardo Dantas.

E-mail: dantas1977@yahoo.com.br

Adorei a matéria “O poder da burrice” (PLANETA nº 432). Leiam o meu relatório “Estufa planeta Terra: gigantesca bomba ecológica”, no site http://ozoniovida.vilabol. com.br/A_Estufa_Planeta_Terra.html . Nele mostro o poder da burrice em ação. José Carlos Dutra Souza.

E-mail: ozoniovida@ bol.com.br

 

Saiba mais
+ Carolina Dieckmann pede R$ 9 milhões por mansão no Rio
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua

COMPARTILHAR