Inteligência múltipla

Sugiro aos professores, educadores, pais e aos profissionais que se ocupam de testes vocacionais e de testes para a admissão de funcionários nas empresas que leiam a matéria sobre a inteligência múltipla (PLANETA nº 418). Se entenderem o recado, diminuirão o número de erros e injustiças que cometem ao classificar e selecionar as pessoas a partir do quociente de inteligência (QI). Tenho uma filha portadora da síndrome de Down que foi rejeitada por muitas escolas por “ter QI baixo”. Mas ninguém se preocupou em avaliar os seus quocientes naturais de grande doadora de afeto, a sua total retidão ética, a sua postura respeitosa em relação a tudo aquilo que vive, sejam pessoas, animais ou plantas. Um ser como ela, que veio ao mundo para trazer felicidade a todos que o cercam, valerá menos do que um “inteligente” fadado a servir o sistema inventando mais máquinas para aumentar ainda mais a produção de bens de consumo?

José Luiz Abdelnur, São Paulo, SP, e-mail: jlabdelnur@terra.com.br.

Projeto Portal

Somos leitores assíduos da revista, que muito prezamos e admiramos. Parabéns a todos os seus articulistas. Eles nos proporcionam meios de evolução do conhecimento. Solicitamos uma reportagem sobre o Projeto Portal, cuja sede é no Mato Grosso do Sul.

Elvira Zago, e-mail: zagelvira@gmail.com; Lauro Poersch, e-mail: lpoersch@yahoo.com.br; e Mercedes M.Fassini, email: mmfassini@gmail.com.

Presente mensal

A 16 de maio escrevi um e-mail reclamando do atraso na chegada do meu número de assinante da PLANETA. Ele chegou logo depois, obrigada. Adoro essa revista. Pela proposta dos temas e qualidade das matérias, nem seria preciso usar fotos e imagens. Entretanto, ambos se completam. Para mim, a revista é perfeita: trata dos assuntos que gosto de ler e que, acredito, sejam bem pertinentes.

Ao lado da apresentação das belezas do nosso planeta, as feitas pela natureza e as feitas pela mão do homem, PLANETA dá sinais de alerta, oferece denúncias e, muitas vezes, aponta soluções. Quando abro minha caixa de correspondência e vejo que a revista chegou, é como se recebesse um presente para o meu espírito. Obrigada e parabéns.

Darlene Polimene Caíres, e-mail: caires@ced.ufsc.br.

Quimbanda

Como leitor e assinante da revista gostaria de cumprimentar o jornalista Mário Chimanovith pela matéria publicada na PLANETA nº 412, de janeiro 2007: “Quimbanda, a secreta arte de Exu”. Enquanto o livro Kiumbanda – A Complete Grammar of the Art of Exu, do escritor norueguês Nicholaj de Mattos Frisvold, não for traduzido para a língua portuguesa, sugiro aos interessados no tema a leitura de Exu, o Grande Arcano, obra do escritor umbandista Francisco Rivas Neto (Mestre Arapiaga), diretor da Faculdade de Teologia Umbandista (FTU).

Rudinei Ricardo de Oliveira, advogado e umbandista, Caxias do Sul, RS. E-mail: rudinei-adv@pro.via-rs.com.br.

para esta seção podem ser enviadas para roselitadei@planetanaweb.com.br