Port Stanley, Malvinas

? Eleição nas Malvinas

Parabéns pela matéria “Malvinas além da Guerra”, publicada na edição 476. Achei interessante a discrição da natureza, das cidades e do modo de vida dos kelpers, os habitantes do arquipélago. A ilha poderia ser mais explorada pelos turistas brasileiros que vão à Patagônia e ao Chile no verão, em busca de paisagens frias. Os moradores da região querem que o direito de escolher o seu próprio governo seja respeitado. Porque Argentina e Inglaterra não fazem uma eleição para resolver a disputa?

Antonio Fiorentino,

Florianópolis (SC), por e-mail

? Enciclopédia da Terra

Comecei a ler a revista Planeta recentemente e gostei muito! Sou geóloga e apreciei os fascículos da Enciclopédia Ilustrada do Planeta Terra. Como poderia conseguir os fascículos das edições anteriores (1º, 2º, 3º e 4º fascículos)? Atenciosamente,

Flavia Fernanda de

Lima, por e-mail.

Nota da Redação:

Sua carta foi encaminhada ao setor de operações da Editora, que vai procurá-la. Você também pode adquirir os fascículos no site www.shoppingtres.com.br ou pedindo-os ao seu jornaleiro.

? Colaborações

Gostaria de saber quais os requisitos necessários para publicar um artigo na revista. Sou estudante de Biologia e faço parte de uma Iniciação Científica, tendo como tema “Microbiologia nos alimentos”. Nosso projeto propõe: didatizar os conhecimentos construídos sobre Microbiologia e Saúde para o ambiente escolar em Salvador.

Denise Carvalho,

Salvador (BA), por e-mail.

Nota da Redação: Agradecemos a oferta, mas a Planeta publica reportagens jornalísticas, não artigos acadêmicos ou científicos.

? Controle de Natalidade

Sei que é um pouco tarde, mas desejo dar uma opinião sobre a nota “Falta de engenheiros ameaça o desenvolvimento”, publicada na Planeta 462, sobre o combate à pobreza. Acho que o governo deveria adotar um controle rígido de natalidade. Com a laqueadura e a vasectomia, em vinte anos o problema da pobreza seria resolvido. Não é de engenheiros que o país precisa, mas de médicos especialistas em reprodução humana. Infelizmente, se alguém emite uma opinião como essa é logo rotulado de nazista, de amante de Hitler e de outros nomes piores. Há muitos líderes ganhando com a miséria alheia.

Jorge T. de Queiroz,

Caruaru (PE), por correio

? Rio despoluído

Em relação à nota “Rios reprovados”, na Planeta 476, gostaria de informar que o rio Iguaçu, no Paraná, nasce e sai poluído do perímetro urbano de Curitiba, corta o Estado de leste a oeste, mas é gradativamente despoluído à medida que vai percorrendo o meio rural, chegando à foz totalmente despoluído. No Paraná, os produtores rurais estão procurando fazer a sua parte. Atenciosamente,

Daniel R. Galafassi, engenheiro agrônomo,

Cascavel (PR), por e-mail

? Protesto

Sou leitor-assinante da Planeta, desde há muito, à época que a mesma era menor e tinha a capa dura. Bons tempos. Li a carta do leitor Luiz Carlos Ramos, de Aracaju, na edição 476, e não gostei da resposta. A redação poderia ser mais educada e não o chamar de bobo e mal informado. A revista mudou muito e para pior, hoje é uma imitação barata de Seleções. Acho que toda revista tem que “ouvir” seus leitores. Por que não fazem uma pesquisa para saber o que os leitores acham do Clube do Leitor? Certo, sei que os atuais responsáveis se acham donos da Verdade. Sei que esta não vai ser publicada, como não foram as outras que enviei. Talvez seja melhor. Na verdade, eu já devia há muito ter deixado de renovar sua assinatura. Creio que chegou a hora.

Milton G. Guimarães,

João Pessoa (PB), por e-mail

Nota da Redação: A revista limitou-se a informar que “a seção Clube do Leitor foi extinta há anos”. Ninguém foi chamado de “bobo e mal informado”.

1944: guerrilheiros maquis em Montceau-Les-Mines

Errata

A reportagem “Jean Moulin, da guerrilha ao panteão”, na Planeta 477, de junho, foi publicada com uma foto repetida. Um erro de diagramação apagou a foto acima, embora a legenda tivesse sido mantida. Lamentamos a falha.

para esta seção devem ser remetidas para:

Redação de PLANETA, Rua William Speers, 1.088, Lapa de Baixo, São Paulo, SP, CEP 05067-900. Fax: (11) 3618-4324. Endereço eletrônico: planeta3@terra.com.br. As cartas poderão ser editadas em razão do seu tamanho ou facilidade de compreensão, e ser publicadas no site da revista: www.revistaplaneta.com.br.