Cartas

Quase-morte

A reportagem de Eduardo Araia sobre a experiência de quase-morte (EQM), matéria de capa de PLANETA nº 429, do mês de julho, me deixou bastante intrigada. Como é possível uma pessoa, em coma profundo, sair de seu corpo e se lembrar de tudo o que aconteceu na UTI quando estava desacordada? Para descobrir isso, provavelmente, será necessário conhecer o mundo complexo do psiquismo humano.

O mais interessante é que, depois de vivenciar uma experiência de quase-morte, a pessoa passa a ter uma visão diferenciada da vida, o seu grau de espiritualidade aumenta e o seu medo da morte se reduz. Deixo aqui meus parabéns pela reportagem. Aos cientistas que se dedicam a tais temas, deixo o meu incentivo e desejo boa sorte na descoberta dos mistérios e poderes da mente humana. Aline Verena Oliveira Lima, Rua José Martins de Oliveira, 140, Serrinha, BA, CEP 48700-000.

Consciência ecológica

Nosso planeta sofre muito com a poluição que causamos, e sofre ainda mais porque muitas pessoas não se conscientizam e continuam degradando a Terra. É muito importante o que a China pretende fazer para melhorar a qualidade do ar durante os Jogos Olímpicos de Pequim. Porém, mais importante ainda é que não somente a China, mas todos os demais países do mundo colaborem para o mesmo propósito. Que essa preocupação seja permanente. Ícaro Andrade, Rua Renato Nogueira, 259, Serrinha, BA, CEP 48700-000.

Energia solar

Achei muito interessante a reportagem de Isabel Raposo sobre energia solar (PLANETA, edição nº 429). Atualmente, o mundo já está sofrendo muito com o aquecimento global, o efeito estufa e a poluição. A cada dia que passa, o planeta é mais prejudicado pela ação humana. Por isso, é essencial que se divulguem mais reportagens sobre o assunto. A maioria das pessoas não está colaborando para resolver esse grande problema.

Conforme comprova a reportagem da revista PLANETA, a iniciativa de começar a usar aquecedores de água com a luz solar pode poupar anualmente entre 40% e 70% da energia consumida no Brasil, além de reduzir os danos ambientais provocados pelas fontes de energia convencionais. Cínthia Reis Almeida, Rua Reginaldo Ribeiro, 789, Serrinha, BA, CEP 48700-000.

Hidroxila Ao ler a nota “Nova descoberta em Vênus”, na seção Volta ao Mundo da revista PLANETA (edição de julho, nº 430), verifiquei a existência de uma informação incorreta. A nota informa que a substância hidroxila, detectada em Vênus, é formada por um átomo de hidrogênio e dois de oxigênio. Na realidade, a hidroxila é formada por um átomo de hidrogênio e um de oxigênio. Lorenna Cardoso, estudante de química. E-mail: lorennampc@ yahoo.com.br.

O futuro do universo

Superinstrutiva a seqüência de reportagens sobre o futuro do universo apresentada pela edição nº 430, da PLANETA. Com textos curtos e claros, os autores esclarecem o leitor sobre temas tão importantes da astrofísica, da cosmologia, da astronáutica e tantos outros da atualidade. Marco Túlio Príncipe, Recife, PE. E-mail: mtprincipe@hotmail.com.

Nota da Redação: Caro Marco Túlio, neste número da revista você encontra uma série análoga de matérias sobre o futuro da Terra. E, na edição de setembro, uma outra sobre o futuro do homem. Não perca.

COMPARTILHAR