Cérebro das mulheres é mais jovem que o dos homens

A diferença é de quase quatro anos, devido à forma como eles queimam combustível, de acordo com exames realizados por pesquisadores norte-americanos

Elas vivem tentando parecer mais jovens do que eles por fora. E agora têm a comprovação científica de que, pelo menos, por dentro já são. Pesquisadores norte-americanos descobriram que as mulheres saudáveis ​​têm uma “idade metabólica do cérebro” persistentemente mais jovem que a dos homens da mesma idade cronológica. A diferença surge no início da idade adulta e permanece até a velhice. O estudo foi publicado na revista Proceedings of National Academy of Sciences.

A técnica foi a tomografia por emissão de pósitrons que faz uma varredura no cérebro permitiu medir o fluxo de oxigênio e glicose no cérebro de 121 mulheres e 84 homens com idade entre 20 e 82. Os exames revelaram como o açúcar estava sendo transformado em energia em diferentes partes dos cérebros dos voluntários.

Para ver como o metabolismo cerebral diferia entre os sexos, os pesquisadores usaram um algoritmo de computador para prever as idades das pessoas com base no metabolismo cerebral, conforme medido pelos exames.

A forma como o cérebro usa a energia ao longo da vida avança mais gradualmente nas mulheres do que nos homens. Embora os pesquisadores não tenham certeza das conseqüências médicas, isso pode ajudar a explicar por que as mulheres tendem a permanecer mentalmente mais aguçadas por mais tempo.

“O grande mistério é o porquê”, disse Marcus Raichle, neurobiologista da Universidade de Washington ao jornal The Guardian. Os pesquisadores suspeitam que algo além das diferenças hormonais está em ação porque a diferença no metabolismo permanece a mesma quando as mulheres entram na menopausa.

 

blog comments powered by Disqus