● Liberdade de Imprensa

“Fortalecer os princípios e as práticas de uma mídia livre e profissional é a forma mais sustentável de incentivar uma cultura de mídia que trabalhe na construção da paz. Só uma mídia independente, pluralista, inclusiva e justa, com suas publicações livres de censura e da influência e interesses de seus proprietários, pode realmente contribuir para o diálogo e a reconciliação entre divisas.” Koichiro Matsuura, diretorgeral da Unesco, por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, em 3 de maio.

● Obelisco de Axum

A Unesco comemora a reinstalação do célebre obelisco de Axum, no parque arqueológico de mesmo nome situado nas imediações de Adis-Abeba, na Etiópia. Com 24 metros de altura e pesando 150 toneladas, todo entalhado na pedra, esse obelisco é considerado um símbolo maior da multimilenar cultura etíope. A história desse monumento é uma das mais aventurosas do mundo: erigido no século 4 de nossa era, ele foi sequestrado pelo governo fascista italiano na década de 1930 e enviado a Roma (Itália) por ordem do ditador Mussolini. Instalado no Circo Máximo, perto das Termas de Caracala, na capital italiana, foi alvo de protestos insistentes por parte da Etiópia, que reclamava a sua devolução desde o final da Segunda Guerra. Após muita polêmica, e graças ao apoio dado à causa da restituição por organismos internacionais, dentre os quais a Unesco, ele foi finalmente reconduzido a Axum, em 2005.

Veja mais nos websites: http://www.1001merveilles.org/15 e http://whc.unesco.org/en/news/502

Teresa Cristina Maria

Princesa Isabel.

● Biblioteca Digital hospeda acervo mundial

A unesco lançou, em 21 de abril, em Paris (França), a Biblioteca Digital Mundial – World Digital Library (WDL), um portal na internet que reúne materiais culturais de bibliotecas e arquivos de todo o mundo. Manuscritos, mapas, impressos, fotos, filmes e gravações raras serão oferecidos gratuitamente por meio de ferramentas em árabe, chinês, inglês, francês, português, russo e espanhol. A iniciativa contou com a assistência técnica da Biblioteca Alexandrina de Alexandria, no Egito, e cooperação de instituições de todo o mundo, entre elas a Biblioteca nacional do Brasil, que forneceu fotos históricas da América Latina. Entre os inúmeros conteúdos que serão hospedados pela página também estão peças de caligrafia árabe, persa e turca da Biblioteca do Congresso dos EuA e o Hyakumanto Darani, publicação do ano 764 cedida pela Biblioteca nacional do japão.

A WDL é na realidade uma midiateca e tem agora cerca de 1,4 mil objetos digitalizados. Além de obter informações gerais sobre o objeto, o pesquisador pode acessar links com informações completas, fazer download das peças e convertê-las em PDF. Mais tarde, a WDL absorverá parte do conteúdo da Europeana, que dispõe de 4,6 milhões de livros, mapas e fotografias, e do Google Book Search, que já conta com 7 milhões de obras digitalizadas.

Na área dedicada ao Brasil, por exemplo, entre vários outros objetos a Biblioteca Digital oferece a coleção Teresa Cristina Maria, imperatriz e esposa de Dom Pedro 2º, e constituída de 21.742 fotografias reunidas pelo imperador e legadas à Biblioteca nacional do Brasil. Essa coleção abrange uma vasta gama de temas: além de documentar as realizações do Brasil e do povo brasileiro no século 19, ela contém numerosas fotos da Europa, da África e da América do norte. As fotos que mostramos, feitas pelo célebre retratista brasileiro Joaquim José Insley Pacheco (1830-1912), representam Teresa Cristina Maria e sua filha, a princesa Isabel. Teresa foi a última imperatriz do Brasil (1822-1889). Era filha de Francisco1º, rei das Duas-Sicílias, e de Maria Isabel da Espanha. Seu casamento com Pedro 2º durou 46 anos, de 1842 até sua morte, em 1889.

Site da Biblioteca Digital Mundial: www.wdl.org

● Prêmio de Ciência e Tecnologia 2009

A Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia (RECyT do Mercosul), com o patrocínio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT/Brasil) e da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) e o apoio da unesco no Brasil, do Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CnPq) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), convida estudantes e pesquisadores para apresentar trabalhos com o tema “Agroindústria” e a concorrer ao Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – Ano 2009. A ficha de inscrição para encaminhamento dos trabalhos, que poderão ser enviados até 17 de agosto, está no site www.brasilia.unesco.org/premiomercosul.

 

LANÇAMENTOS

Direitos Humanos, Marco Mondaini, Editora Contexto/ Unesco, R$ 35,90. É crescente o interesse pelos direitos humanos fundamentais e suas constantes violações, seja pela falta de informação, seja pela discordância acerca de sua eficácia.

A obra disponibiliza ao leitor 50 textos e documentos sobre direitos humanos desde seu surgimento aos mais recentes. Entre eles há escritos de diversas naturezas, como o “Bill of Rights”, da Revolução Inglesa, a Declaração dos Direitos dos homens e do Cidadão, da Revolução Francesa, hinos e discursos e, ainda, textos de grandes pensadores e idealizadores, como john Locke, Martin Luther King, hannah Arendt e Enrico Berlinguer.

Mais ética, mais desenvolvimento,

Bernardo Kliksberg, Unesco/ CNI/Sesi, R$ 30. A obra se dedica ao compromisso de uma agenda de responsabilidades éticas, assumida por parte da sociedade e das autoridades, a qual é a base do sucesso de sociedades como a noruega, a Finlândia, a Islândia, o Canadá e outras.

o autor analisa o impacto dos valores éticos e do capital social sobre o desenvolvimento, traz a lume os grandes desafios éticos da América Latina, põe em evidência experiências concretas em que a ética alterou a realidade e propõe as bases de uma economia regulada pela ética, da mesma forma que nos países mais avançados do planeta.