China está construindo sua versão da Área 51

A atividade está aumentando em um misterioso campo de aviação no desértico noroeste do país asiático, onde seu avião espacial reutilizável pousou em 2020

A pista chinesa: edifícios e novas pistas já são identificadas nas imagens. Crédito: Google Maps

Entre os ambiciosos planos da China provavelmente está uma base secreta nos moldes da famosa Área 51, dos Estados Unidos, em meio ao deserto no estado de Nevada. A versão chinesa, na província (também desértica) de Xinjiang, no noroeste do país, teve seus primeiros indícios percebidos no Ocidente em 2016. Foi quando imagens de satélite mostraram pela primeira vez uma pista no limite do antigo campo de teste de armas nucleares chinês em Lop Nur.

Nos últimos meses, a área tem passado por um aumento de atividades. Pelo menos 12 novos edifícios surgiram ali, segundo o site noticioso do governo americano NPR. Eles se somam à pista de 4,2 quilômetros de extensão, onde a China pousou seu avião espacial reutilizável e não tripulado pela primeira vez, em setembro de 2020. Imagens do Google Maps indicam que a pista parece ser um dos lados de um triângulo equilátero, que permitiria decolagens e pousos de três direções diferentes.

Tecnologia militar

No caso americano, o governo instalou uma base na Área 51 para testes de tecnologia militar secreta, como os aviões espiões U-2 e SR-71, o bombardeiro B-2 e o caça stealth (invisível a radares) F-117A. A China está desenvolvendo um bombardeiro com tecnologia stealth, o H-20. Se mais adiante surgirem grandes hangares na Área 51 chinesa, já se saberá que ela será o abrigo dessa novidade bélica de Pequim.

“Acho que estamos observando o que parece ser uma instalação muito importante para as atividades espaciais militares da China, que parecem estar crescendo”, disse à NPR Ankit Panda, membro sênior do Carnegie Endowment for International Peace que monitora as questões espaciais chinesas. “Aeronaves atmosféricas, aeronaves de alta altitude, drones de alta altitude, bombardeiros potenciais, outras aeronaves experimentais. Você conhece o tipo de coisa que os Estados Unidos podem ser acusados ​​de testar em um local como a Área 51.”

Veja também
+ Jovem grava momento em que mulher morre sem saber que se tratava de sua mãe
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago