Cientistas detectam raios X emitidos por Urano

Descoberta deverá proporcionar aos pesquisadores mais informações sobre esse enigmático gigante gelado do Sistema Solar

Urano: emissões de raios X deverão ajudar os astrônomos a entender melhor o misterioso planeta. Créditos: Raio X – Nasa/CXO/University College London/W. Dunn et al.; Ótico – Observatório WM Keck

Astrônomos anunciaram ter detectado raios X de Urano pela primeira vez, a partir da análise de imagens do Observatório de Raios X Chandra, da Nasa. (A imagem mostrada acima é de março de 2021.) A novidade poderá ajudar os cientistas a aprender mais sobre esse enigmático e gelado planeta gigante do Sistema Solar.

Sétimo planeta do nosso sistema, Urano tem dois conjuntos de anéis ao redor de seu equador. É composto quase inteiramente de hidrogênio e hélio. Com quatro vezes o diâmetro da Terra, ele gira de lado, o que o torna diferente de todos os outros planetas do Sistema Solar.

Como a Voyager 2 foi a única espaçonave a voar por Urano, os astrônomos atualmente contam com telescópios muito mais próximos da Terra, como o Chandra e o Hubble, para aprender sobre esse planeta distante e frio.

No novo estudo, os pesquisadores usaram observações de Urano feitas pelo Chandra em 2002 e novamente em 2017. Eles viram uma detecção clara de raios X na primeira observação, recentemente analisada, e um possível surto de raios X na observação realizada 15 anos depois.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago


COMPARTILHAR